sexta-feira, 14 de abril de 2017

Esperança – Vai começar a festa!

Joaquim Virgolino, com sua filha Judit Polgar Virgolino,
na edição de 2016 do Torneio de Esperança.
Trata-se mesmo de uma festa do xadrez nordestino e, em especial, do xadrez paraibano! Na simpática e agradável Esperança, lírio verde da Borborema, terá início daqui 15 dias um dos mais tradicionais e esperados eventos do nosso calendário: o XX Torneio de Xadrez Rápido Cidade de Esperança, com patrocínio do Vereador Luís Flávio Paiva (que dá nome ao troféu de campeão) e organização e direção do abnegado Joaquim Virgolino. A prova, como sempre, atrai muitos expoentes do jogo dos reis de diversos Estados da região, ciosos por um torneio de alto nível técnico e atraídos pela excelente premiação. Nas fotos do certame do ano passado, que ilustram esta matéria, vemos o quão costuma ser prestigiado o evento esperancense. Este ano o torneio, em 6 rodadas, será realizado nos dias 29 e 30 de abril, conforme a programação abaixo. No folder disponível na coluna ao lado vemos como será a distribuição da premiação, que alcança um total de R$ 5.000,00. 

AN Carlos Capivara,
árbitro do torneio
(foto de arquivo)
A prova de 2017, com arbitragem do AN Carlos Capivara, será disputada no ritmo de 1h nocaute. Para tornar os embates mais competitivos, vai ser usada a regra de Bilbao, com vitória valendo 3 pontos e empate 1 ponto. Todos os jogadores deverão portar relógio e jogo de peças. 

As inscrições seguem abertas, no valor de R$ 120,00. Há isenção de taxa para GM's  e MI's e para os MF's a taxa é de 50 reais. Para saber os procedimentos de inscrição, os interessados devem entrar em contato com Joaquim Virgolino pelos seguintes meios: 83-996026144 (celular) e rjfischer64@gmail.com (e-mail). 


Ramyres e Joaquim,
no VIII MBF


E como dissemos, o Torneio de Esperança é uma festa do nosso xadrez. Assim, como mais um atrativo do evento, haverá na sua abertura uma simultânea ministrada pela Campeã Mundial Escolar (GYMNASIADES) WMF Ramyres Santana Coelho, enfrentando 20 alunos do Colégio Menino Jesus de Praga - Geo Esperança. Vale dizer que a talentosa enxadrista de Petrolina (PE) terá como uma de suas adversárias a pequena Judit Polgar, filha de Virgolino! Será mesmo um encontro especial... Vai começar a festa!





PROGRAMAÇÃO:

Sábado: 29 de abril

13:30 – Congresso Técnico
14:00 - 1ª Rodada
16:30 - 2ª Rodada
20:00 - 3ª Rodada

Domingo: 30 de abril

08:30 - 4ª Rodada
11:00 - 5ª Rodada
14:30 - 6ª Rodada
16:30 - Encerramento e entrega da premiação














2 comentários:

  1. Assim que acabei de ler o texto acima, senti um estalo. Não será fácil, mas a sensação que me passa nesse instante é que um dia, Joaquim Junior vai premiar a todos nós discipulos de Caíssa, trazendo para Esperança a GM Judit Polgar, para conhecer sua afilhada e jogar esse Torneio que já é um sucesso nacional, oxalá entre um dia no Calendário da FIDE!! Sonhar é bnom e sonhar alto, é melhor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mestre Fernando Melo, este é um grande sonho meu e Deus vai permitir que se torne realidade. E quando estive com ela ( A Judit verdadeira) em Caxias do Sul ela me falou que um dia queria conhecer a menina. Um dia realizaremos este sonho!!!

    ResponderExcluir