terça-feira, 18 de abril de 2017

Fernando Sá e seu amor ao xadrez!

Por Fernando Melo

Parabéns Fernando Sá pelos seus 47 anos de vida!
O xadrez da Paraíba tem crescido muito nos últimos anos graças ao trabalho de alguns abnegados, e para não ir muito longe com a relação, podemos lembrar Luis Flavio Paiva, Joaquim Junior e Fernando Sá de Melo. Vamos nos debruçar neste último, por um motivo especial, já que trata-se do seu aniversário, 47 anos, completados hoje, para alegria dos seus familiares e amigos.

Eu sempre acreditei na capacidade de Fernando Sá, mas confesso que ele me surpreendeu com o poder de organização e disciplina demonstrado na direção do Memorial Bobby Fischer. É algo além do esperado, uma dedicação singular, na busca dos mínimos detalhes. Tudo é pensado, avaliado, calculado e quando ele bate o martelo, ficamos certos de que tudo vai acontecer como planejado.

Claro que isso exige muito esforço, espírito de renúncia e, acima de tudo, paixão pelo que faz. Vi nessa última versão do Bobby Fischer o que ele fez, antes e durante o torneio. O primeiro a chegar, o último a sair, atento a tudo sem deixar nada escapar, vigilante para que nada prejudicasse o andamento do torneio.  

Neste dia de hoje, 18 de abril, quero lhe prestar essa homenagem e que todos os enxadristas brasileiros sintam o quanto ele é importante para que o xadrez na Paraíba, no Nordeste e no Brasil continue na sua escalada de vitórias e conquistas.

Fernando Sá tem feito sua parte com dignidade e todos os louros que possa receber, o maior deles vem da deusa Caíssa, satisfeita com seu trabalho e certa de que poderá contar com ele por todos esses muitos anos que ainda virão. De minha parte, nada melhor do que ter um filho assim. Sei o quanto ele é querido por Dona Ana, sua mãe, e por Silvio, seu irmão. Sei da feliz família que constituiu ao lado de Gláucia, sua esposa, e dos seus lindos filhos Daniel e Maria Rita. Mas o que mais sei é do seu amor ao xadrez!  

12 comentários:

  1. PARABÉNS, Fernando, o filho! Realmente, nosso xadrez profissionalizou-se e você é um dos grandes responsáveis. O pai é de outra época, amadora. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De "outra época" não tão amadora, né Fernando Melo?! Afinal você fez parte daqueles dirigentes que, capitaneados por Abdias Sá, organizaram o excepcional CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1976, no Hotel Tambaú. Foi um evento exemplar quanto ao seu profissionalismo.

      Excluir
  2. Olá Fê Sá! Sei que hoje acordaste mais feliz. Não pela nova idade, que se fosse diminuindo
    seria bem melhor, mas, por saber que tem muita gente que nos ama e se lembra da gente em
    dias especiais como este. Então, cultive esse amor que tens pelo xadrez, não só por ele, mas,
    por todas as coisas e pessoas que são importantes para ti. No mundo em que vivemos onde há
    muita gente egocêntrica, devemos expandir o que há de melhor em nós, a fim de que, um dia,
    quem sabe, a utopia se transforme em realidade e possamos viver todos em harmonia. Sonhar é
    preciso e transformar sonhos em realidade é possível.
    O que mando pra ti, hoje, é um raio de luz para iluminar tua vida, a fim de sejas, dentro e
    fora do xadrez, um ser humano inesquecível e que acordes feliz todos os dias! Parabéns!
    Um abraço fraterno e um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Ivson! Sua observação é valida e ao falar do Brasileiro de 1976, lembro da partida mais longa que me foi possível presenciar, mais de 11 horas, três seções! A partida foi com você enfrentando o paulista Cícero Braga!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mestre Fernando,desejo-lhe,saúde,sorte e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Mestre Fernando Sá! nesta data e sempre lhe desejo paz, saúde, felicidades e uma vida plena de realizações. Além das qualidades muito bem mencionadas pelo seu querido Pai, gostaria de destacar o grande homem , a excelente pessoa que você é, sempre sereno e ponderado nas colocações.

    ResponderExcluir
  6. Parabém Mestre Fernando Sá. Congratulações nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Fernando Sá! Motor do xadrez paraibano e nordestino. Longa vida!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a meu pai pelo texto generoso e recheado de bons sentimentos! Suas palavras, que poderiam ser, por razões óbvias, suspeitas, deixam, ao contrário, transparecer verdade e emoção! Fico muito feliz por isso e recebo sua mensagem como um reconhecimento sincero pelo nosso trabalho em prol do xadrez paraibano, cujo, motivo maior é, sem dúvida, a paixão que nutrimos todos pelo nobre jogo dos reis!

    ResponderExcluir
  9. Também recebo feliz o carinho das felicitações dos demais leitores e amigos que postaram comentários nessa matéria. Gestos assim, de humanidade e fraternidade, com mensagens tão generosas, nos deixa realmente sensibilizados. Obrigado por tornar este dia para mim muito mais gratificante. Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Fernandinho e também ao Fernandão! Ambos já têm nome registrado na história do xadrez da Paraíba e de todo o Norte/Nordeste.

    ResponderExcluir
  11. Mestre generoso, poeta e conterrâneo Salomão Rovedo! Gostaria de conhecer sua publicação na revista Jaque! Acredito que seja um poema! Forte abraço!

    ResponderExcluir