terça-feira, 4 de agosto de 2015

Torneios importantes

O GM ucraniano Vassily Ivanchuck

Vamos iniciar uma série de matérias falando sobre torneios importantes na historia do xadrez internacional, e vamos começar com o XXVI Cidade de Linares, disputado entre os dias 18 de feevreiro a 8 de março de 2009, reunindo oito respeitados Grandes Mestres, todos acima de 2700. Vamos escalar esses participants pelo força do Elo, porque só mais tarde é que iremos saber a classificação final. Foram eles:



2791 - Viswanathan Anand (India)
2779 - Vassily Ivanchuk (Ucrania)
2776 - Magnus Carlsen (Noruega)
2761 - Teimour Radjabov (Azerbaijão)
2750 - Levon Aronian (Armênia)
2739 - Wang Yue (China)
2733 - Alexander Grischuk (Rússia)
2717 - Dominguez Pérez (Cuba)

Esses oito Grandes Mestres jogaram em duas voltas, significando dizer que foram 14 partidas para cada um. Deles apenas um não sofreu nenhuma derrota, foi Ivanchuk, com 2 vitórias (ambas para Levon Aronian) e doze empates. Ora, todos nós sabemos que Luis Rentero, o então mecenas do xadrez espanhol convidava jogadres que lutavam até o fim. Portanto não pensemos que Ivanhcuk conqusitou esses empates em acordo de cavalheiro. Foram todos empates de luta. O problema é que para um Grande Mestre ganhar de outro é difícil, daí muitos empates. Amanhã voltamos a falar desse Torneio  Cidade de Linares de 2009.
Você que ainda não sabe do resultado final deste torneio, arriscaria dizer quem foi o vencedor? Pela força do Elo, qualquer um dos oito poderia vencer. Portanto, qua, o seu palpite?. Se você não pesquisar na internet, garanto que vai ter uma surpresa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário