quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1965:Um ano para não esquecer!


 Uma cena nunca vista no xadrez do país. O Campeonato Brasileiro de 1965 levou ao Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, centro da cidade do Rio de Janeiro) um público enorme e jornalistas de todos os órgãos da imprensa. A competição foi filmada, fotografada e documentada para o cinema, televisão, rádio e jornais. Tudo por que um menino de apenas treze anos de idade participava do maior evento do xadrez brasileiro. Henrique da Costa Mecking, o Mequinho. Todo esse aparato era por ele ter conseguido com apenas treze anos a classifixcação para a fase final do Brasileiro, já que ninguém acreditava que Mequinho conseguiria o título. Mas a partir da metade do torneio, mudou tudo, pois ninguém tinha mais dúvida que ele seria o campeao brasileiro de 1965. Mequinho somou 13,5 em 16 pontos possíveis. Foram 12 vitórias, 3 empates e uma derrota, esta para João de Souza Mendes  (na foto maior) que ficou em segundo com 11 pontos! No xadrez brasileiro, não existe um feito maior! E lá se vão 50 anos!

3 comentários:

  1. Treze anos, realmente é algo fabuloso Fernandão. Achei que era com quinze. Realmente Mequinho foi o melhor. E ainda tem quem duvide. Se não me engano o "coroa" em pé a direita da foto de gravata é o Luiz Tavares. Tive o prazer de conhece-lo. Na época eu com um carro velho enguiçado e Seu Luiz, de alpercatas empurrando o carro comigo. Figura. Amanhã estaremos em Petrolina. Vamos nos encontrar por lá? Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Zirpoli, até que gostaria de ir Patrolina...Um dia eu vou! Desejo bom torneio. Sábado vou jogar o Torneio de João Pessoa. Abs

    ResponderExcluir