sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A inspiração de Short

Veja a partida de Short vs Timman no Chessgames.com

O GM inglês Nigel Short (foto), que pontificou na década de 80 e início da de 90, figurando na elite do xadrez mundial, jogava muitos torneios, dezenas deles, mas certamente o de Tilburg em 1991, deve ser para ele e para os que amam o xadrez, inesquecível. Na sua partida com o holandês Jan Timman, ele viveu um momento de inspiração bastante raro no mundo de Caíssa! Eu não teria maior receio de aprovar esta partida nas minhas 10 favoritas. O que acontece nos lances finais é impressionante. Vale a pena conferir.  

4 comentários:

  1. Essa é minha partida modelo na Defesa Alekhine!!!

    Ass. Jovelino

    ResponderExcluir
  2. É aquela partida que tem no diagonais, crônicas de xadrez? Que o rei vai até h6, acho , para que o branco dê mate no rei negro???
    Tenho a impressão que essa partida é dele.

    ResponderExcluir
  3. O link da partida é este: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1124533
    O insight de Short é mesmo espetacular, mas não duvido que a posição que acaba sendo gerada no lance 30 faria gênios como Fischer, Kasparov ou Carlsen achar a mesma ideia!

    ResponderExcluir