sábado, 15 de agosto de 2015

Napoleão gostava de xadrez

Tenho certa atenção a Napoleão Bonaparte por causa de Balzac, que o admirava, e ainda garoto, chegou a vê-lo num desfile militar. Hoje, 15 de agosto, é o aniversário de nascimento desse estrategisita militar, 246 anos, velhinho, mas imortal, gostem dele ou não. Mas, falando do que nos interessa, diz os historiadores que o corso ao longo de sua vida tinha um profundo amor pelo xadrez, mas faltava tempo e dedicação para se tornar um jogador de primeira categoria. Uma de suas partidas conhecidas foi jogada em 1804, no Castelo de Malmaison, quando de brancas derrotouu em 14 lances ,Madame De Rémusat.

É atribuida a Napoleão algumas frases marcantes, como:

"Todo segredo da arte da guerra reside na capacidade de se tornar mestre das linhas de comunicação".
"Quem tem o melhor canhão, ganha".
"Nunca interrompa seu inimigo quando ele está cometendo um erro".

E para encerrar essa homenagem a Napoleão, uma história um pouco engraçada. Vejam o que é a propaganda! Qual a cor do cavalo branco de Napoleão? Essa piada foi inspirada numa famosa tela "Napoleã
o cruzando os Alpes", do pintor Jacques Louis David. Na tela, Napoleão aparece todo estiloso, empinando um belo cavalo branco. Mas a verdade é outra. Historiadores afirmam que Napoleão saiu desse conflito galopando  no lombo de uma humilde mula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário