segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Confiança é fundamental !

Quanto é importante confiar em si próprio! Estou bem certo disso, pois estou vivendo na pele. Alexandre César e Francisco Dantas têm conversado muito comigo a esse respeito. Ele sabem que "a psicologia do jogo é mais importante do que o jogo em si. Você tem que ser mentalmente forte para ser um bom jogador de xadrez". Não perder a calma, não perder o controle, não deixar a emoção superar a razão. Revelo com satisfação que nos três últimos torneios que participei este ano, fiz o que não havia feito a vida inteira. E por que isso? Por que os bons resultados? A conquista da confiança em mim próprio. Perdi o medo de ganhar, de perder ou de empatar. Isso não me interessa mais. O meu maior adversário sou eu mesmo, e quando eu fico diante de um contrincante numa partida de xadrez, sou eu que vejo na minha frente. Esse é o caminho mais fácil de você jogar uma verdadeira partida de xadrez. Não digo que isso é fácil, tem toda uma existência, mas acredito que chegou a minha hora de aprender essa lição. Gostaria que o leitor deste texto refletisse um pouco. Sinto que a vida melhora muito quando se quer superar suas próprias dificuldades. Nesse Torneio Cidade de João Pessoa - 430 anos, vivi e vivenciei colegas em outros tabuleiros entregar a partida pelo fato de ter perdido o controle emocional. No meu caso, a última partida, o meu adversário entregou a dama limpa, quando tinha uma posição ganhadora. E o que aconteceu com Rondinelle Pessoa, um excelente estrategista, foi o mais grave. Decidindo o título e com a partida ganha, ele cometeu um lance irregular raro, muito raro, bastante raro. Deu xeque no Rei com seu próprio Rei!





3 comentários:

  1. Fernando, tu parece um "minino"!. Parabéns pela vibração e pelo desejo de se aperfeiçoar. Percebe-se claramente o quanto lhe faz bem seu envolvimento com o xadrez. Pingovsky percebeu isso quando revelou, numa de nossas sessões de xadrez no cafezim, o quanto você estava radiante ao retornar para o Reino de Caissa. Grande abraço - o xadrez agradece!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do "minino"! Você até fora do tabuleiro, calcula muito bem. È isso mesmo, Pingovsky tem razão! Mestre Ivson, estou vivendo uma maravilhosa pre-adolêscencia enxadrística. O nosso GM presidente Darcy Lima disse recentemente numa correspondência a Fernando Sá, e a mim se referindo, que não existe ex-enxadrista. Verdade. mas existe também essa nova emoção, que parecia perdida, mas que está viva, muito viva, bastante viva!. Abraço você e a turma do cafezim!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente,encaro o jogo de xadrez,apenas como um jogo,simples assim,porém de amor eterno.

    ResponderExcluir