segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Amistoso marcante!

Não valia nada... Acabou sendo marcante! Assim foi a partida que eu, Fernando Sá, joguei contra o MN Evandro Rodrigues no Torneio Amistoso AXCV, no ritmo de 15' KO, realizado no último sábado. E foi marcante, primeiro pelo adversário! Todos na Paraíba sabem como é duro, muito duro, bastante duro (como diria Fernando Melo), enfrentar Evandro. Sua força e determinação para vencer fazem dele um dos mais destacados nomes do xadrez de nosso Estado. Segundo, porque a partida pôde me mostrar na prática um benefício que é atribuído ao xadrez: a capacidade de fazer escolhas em situações críticas. Durante o embate, após apreciar por alguns minutos uma posição, vi, pela disposição das peças, que teria alguma chance de sobreviver se entregasse a dama (e peão) por bispo e torre. Acabou dando certo e grande foi a satisfação de triunfar após a corajosa atitude contra um vigoroso oponente. Claro que a partida teve muitas imprecisões, até mesmo pelo ritmo da disputa, mas nem por isso deixa de ter algum valor. Clique na imagem abaixo e confira.


7 comentários:

  1. Bonita partida Fernando. A precisão no final foi quase que cirúrgica. Cavalinho bom das negras!!!! Quando as torres negras entram na 7ª, a partida já está perdida para as brancas. Zirpoli

    ResponderExcluir

  2. De fato marcante! Ousadia e senso crítico da posição resultante após o lance 18 e mais ainda no lance 24, quando soube, com precisão cirúrgica, aproveitar o descuido de Evandro. Parabéns, Mestre!

    ResponderExcluir
  3. Além da boa e instrutitva partida, registre que o autor reproduziu a mesma de memória, já que nenhuma partrida neste Amistoso teve súmula,, pelo fato de ser apenas 15 minutos nocaute..

    ResponderExcluir
  4. Um outro detalhe aí, não sei se alguém pode me ajudar, é que: se o Evandro tivesse trocado a torre que dava xeque em d1, pela sua na casa a1, talvez quando a Dama tivesse subido para a3 pudesse oferecer algum contra ataque que pudesse evitar a linha do mate. João Zirpoli.

    ResponderExcluir
  5. Após a troca das torres mesmo com a dama em a3 não há tempo para o contra ataque. A iniciativa continua com o Fernando, porque o Rei seria forçado a ocupar a casa g2, sofrendo em seguida uma bateria de ataques das peças das negras, com o mate inevitável. Mesmo com o tempo reduzido, é possível presumir que o Fernando encontraria a linha de mate, pois depois das trocas das torres, o caminho ficaria mais claro para calcular os lances, Eu acho que se o Evandro tivesse tomado a torre em d2 no lance 27 ao invés de ter jogado Da3, e em seguida jogado Ce3, vigiando a casa d1 de coroação do peão, embora a vantagem das pretas continua sendo decisiva, mas acredito ser melhor do que Da3.

    ResponderExcluir
  6. É, pessoal...Após a entrega de material, de minha parte, penso que Evandro continuou, de imediato, com melhores perspectivas, mas só assim eu poderia ter algum contra-jogo, caso as brancas não encontrassem as respostas mais precisas. Foi o que acabou acontecendo. Valeu pelos comentários! Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Amigo Dantas. Permita-me discordar de você, em prol de uma boa prosa no xadrez, é claro. Com uma torre apenas, a única alternativa para fechar o jogo para o Fernando seria o Bf3, pois após o lance Te2, o rei não tem uma linha de mate, com xeques contínuos, o que propicia a Dama, ora em a3 atingir a casa f8 encerrando o jogo, vez que não mais existiria a torre negra na oitava. É claro tudo dependia do tempo para o cálculo preciso. De qualquer sorte foi uma partida hiper interessante. Parabéns ao Fernando. Abs. Zirpoli

    ResponderExcluir