terça-feira, 5 de novembro de 2013

Chennai - Que rufem os tambores!

Fonte: The New Indian Express, em Chessbase

Enfim chegou o grande momento do ano! Acontece nesta quinta, dia 07, em Chennai (Índia), a cerimônia de abertura do match pelo título de campeão mundial de xadrez, entre o desafiante, GM norueguês Magnus Carslen (2870), número 1 do mundo, e o atual detentor da coroa, GM indiano Viswanathan Anand (2775), número 8 do mundo. A primeira partida será no próximo sábado, dia 09. É grande a expectativa da comunidade enxadrística internacional para esse confronto, talvez o mais emblemático desde os clássicos duelos entre Kasparov x Karpov.

Com as facilidades proporcionadas pela tecnologia de informação, espera-se uma imensa repercussão do match, em diversos sites na internet e nas redes sociais. Vamos todos observar e debater esse histórico acontecimento, que poderá ser visto por meio do site oficial: http://chennai2013.fide.com. O site do Chessbase também divulgou hoje um guia para o acompanhamento do match (link).

Serão 12 partidas que, em não sendo decididas antecipadamente, serão jogadas até 26/11, com um dia de descanso a cada 2 jogos disputados (exceto para as 2 últimas partidas, quando o intervalo entre rodadas será de 1 dia). Em caso de empate final, o campeão será decidido em partidas de tie-break, no dia 28/11.

Quem será, então, o vencedor desse match? É inegável que existe um favoritismo de Carlsen, principalmente pelo fato dele ocupar a primeira posição do ranking mundial, com o maior rating já visto no xadrez,  95 pontos acima do seu rival! Um fenômeno que domina a cena da modalidade nos últimos tempos.

Porém, muitos outros fatores têm sido levados em consideração para uma análise mais detida sobre as chances dos dois contendores. O que é mais relevante para o triunfo? A juventude de Carlsen, 22 anos (30/11/1990), que lhe proporciona mais energia para a longa batalha pela frente e lhe traz maior motivação, em busca de um título inédito? Ou a experiência de Anand, 43 anos (11/12/1969), 3 vezes vitorioso em disputas de mundiais e acostumado com a atmosfera que cerca tais encontros?

Por outro lado, a mocidade do norueguês poderia também lhe ser um fator adverso, afetando-lhe os nervos em eventuais situações de pressão no match? Quem não se lembra do Torneio dos Candidatos, quando ele quase sucumbiu nos momentos decisivos do torneio? E Anand, haveria de se intimidar ante o longo combate com o número 1 do mundo? Vale dizer que o respeitável Kramnik defende a tese de que o indiano está assustado por enfrentar o decantado gênio do xadrez atual!

E quanto ao estilo de jogo? Sabe-se que Carlsen não é muito afeito a elaborações teóricas nas aberturas e  costuma ser um às nas posições mais simples, achando o ganho em situações de absoluta igualdade. Já Anand, agora de estilo mais comedido e dono de uma privilegiada visão global do jogo, tem conseguido recentes triunfos com espetaculares preparações teóricas sobre os seus oponentes. A propósito, o indiano tem declarado que vem se dedicando bastante no estudo do jogo do seu desafiante atual! Também é característica de Anand ser conhecido por seu grande talento em jogar sob a pressão do tempo. Cremos que o norueguês, por seu turno, pode até não fugir de seu estilo mais avesso às fórmulas teóricas,  mas deve também chegar ao match afiado no estudo do seu rival.

As nuances do local da disputa também tem o seu peso na avaliação do match. Jogando em seus domínios, Anand, idolatrado em seu país, teria uma boa vantagem, ou poderia sentir-se pressionado para vencer, a ponto de prejudicar seu desempenho? Em função da extensão do match, poderia Carlsen sentir as diferenças culturais entre o país asiático e sua gélida nação? Comenta-se que fatores ligado ao clima e à alimentação podem até mesmo jogar contra o desafiante. Contudo, para minimizar esses efeitos, foi noticiado outro dia que Carlsen tem uma equipe de profissionais para lhe apoiar, dentre os quais constam preparador físico e cozinheiro!

Por fim, vale levar em consideração o histórico de confrontos entre ambos. Segundo dados do Chessbase, Anand e Carlsen já jogaram 29 vezes, em partidas clássicas. Anand venceu 6 vezes, contra 3 triunfos de Carlsen e 20 empates. Todas as vitórias de Carlsen ocorreram a partir de 2009, quando ele se consolidou entre os 10 melhores do mundo, com Anand vencendo apenas 2 vezes nesse período. Nos 2 últimos encontros entre eles, deu Carlsen, com uma contundente vitória no recente Memorial Tal. Aliás, quem deu as caras pela última vez, também foi Carlsen vencendo magistralmente o quadrangular de Sinquefield (EUA), contra ninguém menos que Nakamura, Aronian e Gata Kamsky. Será que essa participação de Carlsen, numa relevante demonstração de força, fez parte sua estratégia para intimidar Anand?

É isso! Como vemos, são inúmeros os detalhes que envolvem esse match. Nos próximos dias, não vale piscar, para não perder nenhum lance desse espetacular desafio! Particularmente, estarei torcendo pelo jovem norueguês. Penso que sua vitória trará maior repercussão e mais benefícios para o xadrez! Que rufem os tambores! A festa vai começar!

9 comentários:

  1. Ainda não li o regulamento, mas se Anand jogar pelo 6x6 e não tiver as rápidas, eu acho que ele leva. O texto ficou nota 10 no ENEM mesmo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Sem dúvida para uma maior divulgação do xadrez na mídia seria melhor a vitória de Carlsen. Ele é o favorito mas, Capablanca (contra Alekhine), Alekhine (Euwe), Botvinik(Smyslov)e até Kasparov (contra Kramnik) já foram favoritos e perderam. Anand joga em casa e tem o apoio da torcida. Tem o melhor segundo do mundo (Peter Heine Nielsen) e mais experiência. Carlsen tem mais ambição, melhor preparo físico para longas partidas, onde mínimas vantagens se transformam em ponto inteiro.

    ResponderExcluir
  3. Ótima análise das possibilidades e características de jogo de ambos os jogadores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Creio que Anand vencerá! Parabéns pelo texto Fernando! 10, nota 10!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz com o time de peso que comentou e elogiou nossa postagem! Obrigado, amigos!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto!
    Sem dúvida a melhor e mais completa análise, feita no Brasil, sobre o super-match entre o "Experiente Estudioso Atual Campeão Mundial" Indiano Anand versus o "Gênio Prodígio Maior Rating da História do Xadrez" Norueguês Carlsen.
    Não estarei torcendo nem por um nem pelo outro. Minha torcida é para que ocorra a menor quantidade possível de empates.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! pelo texto: coerente, frio e calculista. Uma analise perfeita, detalhando as possíveis, ocorrências.
    Não, tenho palpites para este belíssimo confronto. Mas, torso para que seja a mais bombástica possível, na mídia internacional, pelo xadrez!?

    ResponderExcluir