segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CHENNAI - 7ª partida - Empate pró-Carlsen!

SOB DISPUTADOS FLASHES, CARLSEN JOGA 1...e5, ANTE UM ANAND DE EXPRESSÃO FECHADA E SEM
PLANO PARA COMBATER UMA EVENTUAL VARIANTE BERLIM DA RUY LOPES! (Foto: site oficial)

Havia uma expectativa para a rodada de hoje do match de Chennai. É que após os reveses das duas últimas partidas, o que poderia fazer Anand, para tentar alguma reação contra Carlsen? O que traria o indiano, jogando de brancas, para o sétimo embate da série, depois de um dia de descanso e, certamente, de muita reflexão? 

Bem, o que se viu não foi nada animador para a parte do planeta que torce pelo atual detentor da coroa mundial do xadrez. Após receber 1...e5, em resposta a 1.e4, Anand mais uma vez escolheu a variante Anti-Berlim da Abertura Ruy Lopes, ao jogar 4. d3. Depois disso, o atual campeão não conseguiu nada de novo e não trouxe dificuldades para o desafiante, que, após algumas trocas de peças, logo igualou a posição, para culminar com um empate por repetição de lances, em 36 jogadas.

Fica a impressão de que Anand não tem uma alternativa viável para o lance 1...e5 das negras, já que, pelo que se observa, ele não deseja encarar novamente a Variante Berlim, já experimentada na 4ª partida do match. Dessa forma, limita-se muito as chances dele tentar um jogo mais agressivo, onde sua reconhecida criatividade pudesse lhe render alguns frutos. A propósito, na palestra que o GM Rafael Leitão proferiu no último sábado, ele e o convidado GM Gilberto Milos afirmaram que existe no xadrez de alto nível uma grande dificuldade para as brancas encontrarem algum plano convincente para enfrentar a mencionada Variante Berlim. De fato, pelo que se viu hoje, com a fuga de Anand, essa opinião parece ter mesmo fundamento. Aliás, os dois GM's brasileiros também defenderam a tese de que o match "já acabou", depois da frente de 2 pontos que o norueguês abriu no placar. 

Carlsen parece mesmo ter o duelo sob total controle: o empate de hoje não lhe despendeu muita energia. Amanhã, na oitava partida, se acontecer novo triunfo do jovem nórdico, que joga de brancas, definitivamente poderemos proclamar o novo campeão mundial! Ou alguém, em sã consciência, acha que Anand venceria 3 dos 4 jogos que restariam, para empatar o macth? Portanto, temos mais um bom motivo para acompanhar o embate de amanhã! Carlsen está por uma vitória!

2 comentários:

  1. Eu ainda diria que Carlsen observou em sua preparação uma possível debilidade de Anand nos finais longos, com erros advindos do cansaço. Anand precisaria agora de um vitória retumbante para jogar no nervosismo de Carlsen. Difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, MI Resende! Ocorre-me a mesma sensação de que Anand não parece ter condições de disputar, em condições de igualdade, partidas muito longas com Carlsen, sem que fique mais vulnerável para possíveis equívocos. E some-se a isso a decantada capacidade do desafiante em jogar com a exatidão da máquina. Aqui a notável diferença de idade parece acentuar essa fragilidade do indiano, em contraposição com a vitalidade e motivação do norueguês.

      Excluir