terça-feira, 12 de novembro de 2013

CHENNAI - 3ª Partida - Empate jogado!

APÓS O 3º EMPATE, OS FINALISTAS SE CUMPRIMENTAM (Imagem da transmissão ao vivo no site oficial)

Enfim uma partida “jogada” no match de Chennai! Apesar de mais um empate, o terceiro round entre Anand e Carlsen disputado na manhã de hoje, teve luta e busca pela vitória entre ambos, com Anand chegando muito perto da vitória! Carlsen novamente refutou uma abertura com 1. e4 ou 1. d4, voltando a jogar o 1. Cf3, como na primeira partida, mas o lance 3. c4 fez o jogo caminhar por outras vias. 


Anand, a partir do lance 13, começou a  ter melhor posição, segundo o Houdini, e manobrando com seus bispos, encerrou temporariamente a dama de Carlsen em h1, numa casa nada confortável para a poderosa peça branca. Na posição, o indiano ainda possuía peão de vantagem na ala da dama, que logo poderia se transformar num promissor peão passado. O norueguês, contudo, conseguiu se defender bravamente, ao pressionar no centro, dobrando as torres na coluna “e” e chamando a dama de volta para o jogo, via casa f3. Anand, ao ceder o par de bispos e propor a troca de torres, acabou por permitir a igualdade, num final de damas e bispos de cores opostas. Com 40....Df6, o atual campeão propôs a troca das damas e ofereceu empate! 
Carlsen refutou o pedido, talvez para ganhar alguns pontos no jogo psicológico, ante a reviravolta ocorrida na partida. A posição, porém, não tinha mais nada a oferecer. O curioso é que, com a inevitável troca de damas, ocorrida no lance 47, a partida mesmo inexpugnavelmente empatada, ainda prosseguiu por mais 3 lances, chegando na posição de apenas reis e bispos de cores opostas! Nesse nível de competição, como pode isso? Pois é! Melhor assim, do que os breves e chatos empates por repetição de lances. Finalmente, o match parece que “pegou”, apesar de continuar sem vitória para nenhum dos lados! Amanhã teremos mais! Tá começando a ficar bom!

2 comentários: