sábado, 23 de novembro de 2013

Carlsen e a nova era!

Fotos: site oficial e chessbase
Ufa! Enfim acabou a adrenalina de todos nós que, vivendo xadrez, acompanhava, com um misto de prazer e obrigação, o match de Chennai! Aconteceu o tão esperado momento de ver o atual número um do mundo em rating FIDE e maior pontuação da história do xadrez ocupar o seu devido lugar, como o campeão mundial da modalidade! O garoto norueguês que nos últimos anos vem assombrando os seguidores de Caíssa, com seus feitos, chegou lá!

Devo dizer que torci em todas as partidas pelo triunfo de Carlsen! Estou satisfeito! O placar foi categórico: 6,5 x 3,5 e o match teve sim passagens marcantes, apesar de alguns empates de cavalheiros. Nenhuma vitória para o (ex) campeão Anand em 10 partidas! A de hoje (uma Siciliana), inclusive, poderia ter aumentado o escore a favor de Carlsen, já que o indiano cometeu, de novo, um erro grave no lance 28, com Dg5. Mas pela primeira vez no match, Carlsen, talvez por excesso de confiança, também vacilou e, jogando 30. exd6, permitiu ao seu adversário a chance de sobreviver na partida, chegando a um final de peões e cavalo, que culminou num empate suficiente para a coroação do norueguês. Ao contrário do que prevíamos, houve luta hoje. Anand bem que tentou vencer, mas a lógica do que vem acontecendo no mundo do xadrez tinha que prevalecer: Carlsen é disparado, literalmente (vide rating), o melhor do planeta e se sagra campeão!

A sua imagem explode nas redes sociais! A foto e o vídeo de sua comemoração, após ser lançado em uma piscina, correram o mundo. Todos querem Carlsen! Aliás, o nosso melhor jogador, Rafael Leitão, comemorou nesse espaço virtual o feito do norueguês, vendo nele uma prova de que ainda existe lugar no xadrez para o gênio humano, a despeito das preparações com supercomputadores. Se bem, caro Leitão, que o nosso Magnus é visto por muitos como uma entidade híbrida de homem e máquina! Brincadeira à parte, o fato é que começamos hoje uma nova era! A era de Magnus Carlsen! Um garoto de 22 anos que chega ao título máximo do xadrez, tal qual o fenômeno de outrora, o russo Kasparov.

A expectativa em torno do novo campeão é imensa. Espera-se que ele, com o vigor de sua juventude e aura de gênio cibernético, consiga trazer grande visibilidade para o xadrez em todo o mundo, ajudando a promover a arte de Caíssa como não se via desde o mito Bobby Fischer! Na sua pátria, a propósito, o xadrez já é uma febre, segundo lemos hoje no artigo do jornalista Leontxo Garcia, em Chessbase. Nos próximos dias, o título de Carlsen haverá de continuar ganhando as manchetes da mídia enxadrística, onde, passada a euforia do match, poderão os especialistas dimensionarem com mais precisão o que acontecerá daqui para frente com o jogo dos reis, ante o reinado do novo campeão. 

Anand passa a coroa, mas também será motivo de especulações sobre o seu futuro. Ainda que não tenha conseguido nenhum feito marcante em Chennai, possui ele uma respeitável história no xadrez, principalmente na Índia, sua terra natal, onde tem (e haverá de continuar tendo) status de herói nacional. Seus próximos passos também hão de merecer a atenção de todos. 

É isso, então! Fim do mundial. Apesar da correria para conciliar nossos afazeres com a audiência do match, a sensação é de que valeu muito a pena acompanhar esse momento histórico do surgimento de um rei. Cremos que houve uma cobertura legal aqui no blog, com boa repercussão entre os nossos leitores. Agora é hora de curtir o mais novo campeão. Salve Magnus Carlsen!

8 comentários:

  1. Belíssima matéria. Mais uma vez, muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o blog Reino de Caíssa pela cobertura do evento em Chennai. Carlsen, além de um jogador extraordinário, "híbrido de homem e máquina" como foi frisado, é possuidor de um grande carisma, e certamente, na condição de Campeão Mundial, atrairá muitas atenções e interesse para o nosso esporte. Esperamos que a "febre" provocada por ele repercuta também aqui no Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas alguma o Reino de Caíssa correspondeu as expectativas, as matérias sempre empolgantes.
    Sempre passo por aqui todos os dias, é uma enorme satisfação ser leitor deste blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Fernando Sá! Cobertura e matérias sensacionais do "match do novo século"! E eu, que acompanho a trajetória do gênio norueguês desde que ele surgiu e me considero seu fã número 1, fiquei muito feliz com seu feito histórico! Alexandre Dias São Leopoldo RS

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Nelson Justino, Luiz Fábio Jales, Fagner Lima e Alexandre Dias, pelos generosos comentários acerca de nossa cobertura do match de Chennai. Ficamos felizes por ter entre nós esse qualificado grupo de leitores. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fernando parabéns pela cobertura!
    Acho que todos esperavam mais luta por parte de Anand, mas também a vitória final de Carlsen era natural. Torço por uma ampla exposição do novo campeão e, como consequência, do próprio xadrez. Uma das primeiras fotos e vídeo dele como novo campeão, caindo na piscina com roupa e tudo, foi muito legal para quebrar os estereótipos que os enxadristas carregam. Ave Magnus! Que seu reinado seja de grande prosperidade para o xadrez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, MI Resende. Vamos mesmo torcer para que a era Carlsen traga grandes frutos para o reino de Caíssa!

      Excluir
  7. Parabéns !!! Fernando Sá, pela brilhante cobertura do match, comparado até ao grande feito do Magnus.
    Se fosse futebol seria dito foi um belo chocolate de 6,5 X 3,5 em cima do Anand.
    Vamos torcer agora para que o xadrez na era Calsen atinja os mais altos patamares em todas as mídias mundiais !?

    ResponderExcluir