terça-feira, 19 de novembro de 2013

CHENNAI - 8ª partida - Carlsen no controle: empate!

CARLSEN MIRA AO LONGE: MATCH SOB CONTROLE!  (Foto: site oficial)

Chegamos a dois terços das partidas do match de Chennai, com a realização hoje do 8º confronto entre Anand x Carlsen. No dia internacional do xadrez, não houve nenhum acontecimento relevante no jogo desse 19 de novembro, para marcar essa data. Aconteceu novo e rápido empate, em 36 lances, onde restou no tabuleiro apenas peões! Todas as peças foram trocadas até a jogada 28 da partida.

O norueguês, de brancas, surpreendeu ao começar com 1.e4 pela primeira vez no match, parecendo que queria jogo! O indiano optou pela badalada Variante Berlim da Abertura Ruy Lopes, linha que ele próprio tem evitado enfrentar no match, quando conduz as brancas. Vimos, porém, que Carlsen não se preocupou em propiciar a rápida igualdade para as negras e, jogando a toque de caixa, simplificou totalmente a posição, não dando chances para Anand buscar algo mais na partida.

Será que a estratégia atual do desafiante é forçar o breve empate nas partidas que faltam, assegurando o título sem gastar muita energia? Ou estará ele esperando entrar no terço final da disputa (que começará agora), para lutar pela decisiva vitória, ante a pressão que o atual campeão sofrerá na tabela? E Anand? Estaria sentindo-se incapaz de reagir no match, conformando-se com empates nas partidas derradeiras, para passar honrosamente a coroa para Carlsen? Ou ainda tem ele uma carta na manga, para arriscar tudo a partir de agora?

Bem, temos a forte impressão de que seguiremos com divisão do ponto, sem muita luta, até a penúltima rodada, portanto, nas próximas 3 partidas, quando então Carlsen se consagrará como o novo campeão mundial! Amanhã é dia descanso. A nona partida acontecerá na próxima quinta-feira. Começou a contagem regressiva, para uma nova era! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário