quinta-feira, 27 de julho de 2017

Concentração!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Ivanilson Pereira)

Estou plenamente convencido de que o segredo de se jogar bem, e aí serve para qualquer Elo, é você estar concentrado. Na minha partida contra Ubirajara Barros, jogada ontem pela II Rodada do III Torneio Memorial Caldas Vianna, percebi que cheguei ao grau ideal de concentração.

Mesmo com uma vantagem decisiva, procurei jogar os últimos lances com se fosse os lances da minha vida. Não tive pressa, não perdi a calma, não me impressionei com a vitória que se avizinhava. Tudo isso somado, me deu uma grande segurança de que estava fazendo o correto.

Confesso que, jogando de negras, torci para que meu adversário jogasse 1.d4, pois estava com muita vontade de testar minha Holandesa, e como isso aconteceu, foi fácil me sentir à vontade.  Já no 5º movimento, consegui formar o Muro de Pedra, o que me deixava ainda mais satisfeito. Jogando a Holandesa e formando o Muro, para mim, era o mesmo que visitar Pasárgada!   

Quando joguei  15. ...Cxc5, comecei a analisar a posição e. na minha visão, senti que o condutor das brancas estava em apuros. Afinal, eu tinha duas ameaças, ou seja, cravar a torre ou atacar o bispo branco das casas negras.  Estávamos em pleno meio jogo, mesmo com poucos lances, e precisava jogar com precisão cirúrgica para não perder a iniciativa nem a vantagem posicional. Era essa a análise que eu fazia no momento áureo da minha concentração.

Pensei um bom tempo para me decidir por 23. ... Bh4. Esse lance força a torre atacada a sair da coluna sob pena de perder qualidade. Mas Ubirajara deu uma lance que eu não havia calculado e ganhei a qualidade. Como estava ganhando uma peça (bispo), passei naquele momento a ficar com uma torre de vantagem.

Era preciso ganhar a partida ganha! Logo lembrei de Capablanca. Na vantagem, troque! Com a troca das torres, percebi que a vitória estava plenamente assegurada, e três lances depois as brancas abandonavam.

A partida não tem brilho, deve ter sim, muitos erros, mas me agradou e muito. Admito que a vitória aconteceu pelo poder de concentração que tive ao longo dos 31 movimentos. E antes de mostrar a partida, quero chamar a atenção para o lance 29. ...Be6! Foi o melhor que joguei na posição. Vou pedir que os amigos MF Francisco Cavalcanti, Luiz Tomaz e Francisco Dantas, entre tantos bons analistas, se debrucem um pouco sobre essa partida. Quero aprender com eles!

Vejamos os lances:
Ubirajara Barros - Fernando Melo
Def. Holandesa

1.d4 f5 2.c4 Cf6 3.g3 e6 4.Bg2 c6 5.Cf3 d5 6.c5 Be7 7.0-0 0-0 8.Cc3 Cbd7 9.Cg5 Cb8 10.Bf4 Ce4 11.Cge4 fe 12.e3 Cd7 13.f3 ef 14.Tf3 e5 15.de Cc5 16. Dd4 Ce6 17.Dd3 g5 18.Taf1 gf 19.gf Cc5 20.Dd4 Ce6 21.Tg3+ Rh8 22.Dd3 Cg7 23.Bh3 Bh4 24.Tff3 Bg3 25.Tg3 Ch5 26.Tg5 Tg8 27.Dd4 Tg5+ 28.fg Dg5+ 29.Bg2 Be6 30.Ce2 Tg8 31.Cf4 Cf4 (0-1) 

2 comentários:

  1. Olá Fernando!Atendendo ao seu pedido, debrucei-me sobre esta partida e , antes de analisá-la, de dizer o seguinte: Na Holandesa os pontos de vista de ambos os lados são bem definidos: As brancas procuram a iniciativa na Ala da Dama, enquanto as Negras vão tentar rasgar a Ala do Rei. Baseado neste conceito, posso considerar o lance 6.c5 do condutor das Brancas um pequeno deslize de abertura, porque está fora do realismo da posição e da abertura em questão, ou seja, Elas bloqueiam a ala onde exatamente devem procurar a iniciativa.Nessa posição as pretas já podiam ter jogado 6...b6, com iniciativa naquele setor. Chamo a atenção para um fato que acontece na Holandesa e ba Siciliana: na Siciliana, em muitas linhas as pretas ficam com uma debilidade em d6, enquanto na Holandesa a debilidade acontece em e6. Assim , considero também num pequeno deslize das pretas no lance 8...Cbd7, que permitiu o lance 9.Cg5 das Brancas, atacando o ponto débil e6, obrigando o recuo do Cavalo para b8, com uma perda de tempo.Vejo uma imprecisão de Ubirajara no lance 13.f3, quando devia ter jogado Bh3, apontado, mais uma vez para o ponto débil e6. Quero ressaltar a percepção da real posição que o Fernando teve ao efetuar o lance 14...e5. Neste momento ele teve a exata noção da fraqueza do lance 6.c5 das brancas, efetuado na abertura. A partir desse lance, vejo uma condução bem harmoniosa da parte de Fernando, sempre efetuando os nelhores lances para a posição. Parabenizo os dois Jogadores e em especial o Fernando por saber valorizar a vantagem.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Dantas, as informações que nos envia são precisas e que muito vão me ajudar. Obrigado! Abs!

    ResponderExcluir