(Dedico este artigo ao Mestre Paulo Barbosa)
Economista e GM Kenneth Rogoff |
Professor de Economia e Política Pública na Universidade de Harvard, o norte-americano Kenneth Rogoff, 64 anos, é também um enxadrista destemido e talentoso. Para que vocês não pensem que eu exagero, basta lembrar que ele empatou com Magnus Carlsen, em uma partida de blitz!
Quando pesquiso sobre a vida de Rogoff, o que já fiz mais de uma vez, sempre me dá uma sensação de que tudo o que ele conquistou de respeito e reconhecimento no mundo da Ciência da Economia, essa base de conhecimento profundo sobre a matéria, tem o xadrez como alicerce. Digo isso porque houve uma época, na juventude de Rogoff, que ele abandonou a escola para se dedicar ao xadrez. Anos depois, voltou aos estudos, entrou na Universidade para cursar Economia e deu no que deu. Ator de vários livros consagrados, Rogoff assina uma respeitada coluna no The Guardian.
Mas falemos sobre ele no nosso mundo, que é o xadrez. Para não nos prolongarmos, vamos nos centrar no ano de 1975, quando o Campeonato dos EUA valia como Zonal, classificando assim os primeiros lugares para o Interzonal de 1976, ocorrido em Manila e em Biel.
Num campeonato cheio de Grandes Mestres experientes, Rogoff, que também é Grande Mestre (Elo 2505), terminou como vice-campeão, na frente de nomes como o de Reshevsky, Bisguier, Benko (empatou com os três). O campeão foi Walter Browne, que somou 8,5 em 13 e Rogoff somou 8 pontos.
Em outros torneios, ele empatou com Miguel Tal, com Tigran Petrosian, Bent Larsen, Robert Hubner, etc. Portanto, um enxadrista incrível, duro de ser batido, considerando que sua profissão não é o xadrez, mas sim de economista na área financeira.
Muito bom Fernando!!!
ResponderExcluirPois é, Mestre João Leite, esse Rogoff merece nossa atenção!
ResponderExcluir