(Dedico este artigo ao Mestre Ivanilson Pereira)

Mesmo com uma vantagem decisiva, procurei jogar os últimos lances com se fosse os lances da minha vida. Não tive pressa, não perdi a calma, não me impressionei com a vitória que se avizinhava. Tudo isso somado, me deu uma grande segurança de que estava fazendo o correto.
Confesso que, jogando de negras, torci para que meu adversário jogasse 1.d4, pois estava com muita vontade de testar minha Holandesa, e como isso aconteceu, foi fácil me sentir à vontade. Já no 5º movimento, consegui formar o Muro de Pedra, o que me deixava ainda mais satisfeito. Jogando a Holandesa e formando o Muro, para mim, era o mesmo que visitar Pasárgada!
Quando joguei 15. ...Cxc5, comecei a analisar a posição e. na minha visão, senti que o condutor das brancas estava em apuros. Afinal, eu tinha duas ameaças, ou seja, cravar a torre ou atacar o bispo branco das casas negras. Estávamos em pleno meio jogo, mesmo com poucos lances, e precisava jogar com precisão cirúrgica para não perder a iniciativa nem a vantagem posicional. Era essa a análise que eu fazia no momento áureo da minha concentração.
Pensei um bom tempo para me decidir por 23. ... Bh4. Esse lance força a torre atacada a sair da coluna sob pena de perder qualidade. Mas Ubirajara deu uma lance que eu não havia calculado e ganhei a qualidade. Como estava ganhando uma peça (bispo), passei naquele momento a ficar com uma torre de vantagem.
Era preciso ganhar a partida ganha! Logo lembrei de Capablanca. Na vantagem, troque! Com a troca das torres, percebi que a vitória estava plenamente assegurada, e três lances depois as brancas abandonavam.
A partida não tem brilho, deve ter sim, muitos erros, mas me agradou e muito. Admito que a vitória aconteceu pelo poder de concentração que tive ao longo dos 31 movimentos. E antes de mostrar a partida, quero chamar a atenção para o lance 29. ...Be6! Foi o melhor que joguei na posição. Vou pedir que os amigos MF Francisco Cavalcanti, Luiz Tomaz e Francisco Dantas, entre tantos bons analistas, se debrucem um pouco sobre essa partida. Quero aprender com eles!
Vejamos os lances:
Ubirajara Barros - Fernando Melo
Def. Holandesa
1.d4 f5 2.c4 Cf6 3.g3 e6 4.Bg2 c6 5.Cf3 d5 6.c5 Be7 7.0-0 0-0 8.Cc3 Cbd7 9.Cg5 Cb8 10.Bf4 Ce4 11.Cge4 fe 12.e3 Cd7 13.f3 ef 14.Tf3 e5 15.de Cc5 16. Dd4 Ce6 17.Dd3 g5 18.Taf1 gf 19.gf Cc5 20.Dd4 Ce6 21.Tg3+ Rh8 22.Dd3 Cg7 23.Bh3 Bh4 24.Tff3 Bg3 25.Tg3 Ch5 26.Tg5 Tg8 27.Dd4 Tg5+ 28.fg Dg5+ 29.Bg2 Be6 30.Ce2 Tg8 31.Cf4 Cf4 (0-1)
Olá Fernando!Atendendo ao seu pedido, debrucei-me sobre esta partida e , antes de analisá-la, de dizer o seguinte: Na Holandesa os pontos de vista de ambos os lados são bem definidos: As brancas procuram a iniciativa na Ala da Dama, enquanto as Negras vão tentar rasgar a Ala do Rei. Baseado neste conceito, posso considerar o lance 6.c5 do condutor das Brancas um pequeno deslize de abertura, porque está fora do realismo da posição e da abertura em questão, ou seja, Elas bloqueiam a ala onde exatamente devem procurar a iniciativa.Nessa posição as pretas já podiam ter jogado 6...b6, com iniciativa naquele setor. Chamo a atenção para um fato que acontece na Holandesa e ba Siciliana: na Siciliana, em muitas linhas as pretas ficam com uma debilidade em d6, enquanto na Holandesa a debilidade acontece em e6. Assim , considero também num pequeno deslize das pretas no lance 8...Cbd7, que permitiu o lance 9.Cg5 das Brancas, atacando o ponto débil e6, obrigando o recuo do Cavalo para b8, com uma perda de tempo.Vejo uma imprecisão de Ubirajara no lance 13.f3, quando devia ter jogado Bh3, apontado, mais uma vez para o ponto débil e6. Quero ressaltar a percepção da real posição que o Fernando teve ao efetuar o lance 14...e5. Neste momento ele teve a exata noção da fraqueza do lance 6.c5 das brancas, efetuado na abertura. A partir desse lance, vejo uma condução bem harmoniosa da parte de Fernando, sempre efetuando os nelhores lances para a posição. Parabenizo os dois Jogadores e em especial o Fernando por saber valorizar a vantagem.
ResponderExcluirMestre Dantas, as informações que nos envia são precisas e que muito vão me ajudar. Obrigado! Abs!
ResponderExcluir