quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tata Steel: A imortal de Anand?



A vitória de Anand (foto) ontem frente a Aronian pela 4ª Rodada do Tata Steel, na Holanda, teria sido a sua imortal? Difícil dizer, ante o vasto repertório de um jogador do seu nível, com muita história nos tabuleiros. Pode não ter sido sua imortal, mas foi uma das melhores partidas que o indiano já jogou, como ele mesmo admitiu. Veja um trecho de uma entrevista que ele concedeu após a partida (traduzida para o espanhol no site do Chessbase):

"Esta puede ser, con facilidad, una de las mejores partidas que he jugado. Para ganar una partida como esta contra Levon, que es una 'pesadilla' como ustedes probablemente saben, es un logro maravilloso. Curiosamente las dos veces que le gané con negras resultaron unos auténticos clásicos. No suelo ganar muy a menudo, pero si lo consigo al menos son victorias bonitas."

A histórica partida de Anand rendeu comentários por toda a parte. Por aqui, na nossa região, também mereceu elogios dos nossos melhores enxadristas. Vejam o que disse o MF Iack Macedo (RN) no Facebook:

"Impressionante como o xadrez é vasto... Mesmo com todo o aparato tecnológico de hoje, ainda podemos nos embasbacar com os "estragos" provenientes de uma novidade teórica e suas variações, até mesmo em linhas de abertura bem manjadas e ante jogadores TOP 10 do mundo..."

Em virtude da repercussão do belo jogo do indiano ontem, a 5ª rodada do Tata Steel amanhã provoca grande expectativa no meio enxadrístico, pois estarão frente a frente Anand e Carlsen! Conseguirá o indiano, campeão do mundo, manter a boa fase e vencer o gênio norueguês, líder do ranking mundial? Façam suas apostas!


Um comentário:

  1. A partida de Anand tem temas táticos parecidos com a famosa Rotlevi x Rubinstein uma das dez partidas mais belas da historia.

    ResponderExcluir