sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tata Steel: A 2 rodadas do fim

Fonte: site oficial do Tata Steel Chess 2013


Pela 11ª rodada do Tata Steel, ocorrida hoje, o líder Magnus Carlsen empatou com o chinês Wang Hao, o que já pode ser visto como uma novidade, pois a diferença no ranking (o chinês é 14º) e a excelente fase do norueguês, número 1 do mundo, apontavam para mais uma vitória de Carlsen. 

A partida entre ambos teve apenas 31 lances e chegou em um final de duplas torres e peões para cada um, sem que houvesse alguma vantagem a ser explorada. Sei não, mas tenho a sensação de que os adversários de Carlsen ultimamente têm feito de tudo para simplificar o quanto podem a posição, a fim de tentar frear a genialidade do seu oponente e aumentar as possibilidades de um bem-vindo empate. 

Agora, o líder tem 8,5 pontos e 1 de vantagem para Aronian, que venceu o importante embate frente Nakamura e se isolou na segunda posição, com 7,5. Destaque também hoje para o empate conseguido pela chinesa Hou Yifan frente ao atual campeão do mundo, o indiano Anand. 

Amanhã acontece a penúltima rodada, quando pode ser definido o campeão se Carlsen vencer sua partida contra Nakamura e o armeno Aronian não triunfar perante o holandês Giri. Aliás, mesmo que Aronian vença, um ponto cheio de Carlsen já pode sagrá-lo campeão, dependendo do que reza o sistema de desempate do regulamento, cujo teor não conseguimos localizar no site oficial do evento. 

Pelo Grupo C, o brasileiro Krikor venceu hoje e soma 6 pontos em 11, aparecendo em sexto lugar na classificação. Abaixo as tabelas atuais do grupo principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário