sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Casca de banana


Não vou esperar mais... Quero dizer que estava aguardando que algum site especializado falasse da partida de hoje entre Topalov x Carlsen (foto) mas como ninguém - pelo que ví até agora - se pronunciou, lá vou eu dizer o que vi e me deixou extasiado. Um jogador da força de um Topalov, Top 10 a não sei quantos anos (!) pode cair numa cilada e de repente ser obrigado a abandonar? Foi o que aconteceu hoje. Ele levou um tombo porque pisou na casca de banana que Carlsen deixou para seu adversário. E como foi isso? Eu posso até estar errado, mas quem conhece a partida em referência deve avaliar que quando Carlsen jogou 30...g5, Topalov deve ter sentido um frio na espinha. "Espere aí, esse lance negro é péssimo, pois perde peça!" Será que Topalov pensou mesmo nisso? Pode até nem ter pensado, mas do jeito que ele jogou, digo que pensou. Vejamos 31.Txb2 Txb2 . E nesse exato momento, Topalov jogou 32.Tc3 . E agora, Carlsen? Para onde vai o teu cavalo. Será que foi isso que Topalov viu? E sabe qual foi o lance das negras? Foi esse: 32...Cf2. E aí caiu a ficha, ja que no lance seguinte Topalov abandonou pois ele sim, é quem perdia peça! Bem, o torneio termina amanhã com a última rodada, mas Carlsen já é campeão por anteceipação. Pode perder a partida, mas o título já é seu com todos os méritos!

Um comentário:

  1. Estou mesmo irritado!
    Extraordinário! E acha isto tudo normal!
    Este torneio mostra jogadores do top a jogar a nível de simples amadores! Porque razão se mostra tanto respeito, medo, por quem joga tão mal com 2700, 2800 de Elo!
    Caros amigos: TC3 do Topalov, é uma vergonha!
    Já num comentário anterior tinha escrito sobre a Vergonha de Yue ter dado uma peça a Bacror e sobre Anand não saber empatar um final com Bacrot que até um jogador ente 1800-200 empatava!
    Não percebo neste blogue tanta reverência a ídolos que não o são!

    Respondam lá: Viram Karpov, Fischer, Lasker, Alekhine, Kasparov dar peças, ou jogar TC3 e levar duplos?

    Nanjing é uma vergonha para o xadrez mundial! Emoção onde? Grande Xadrez onde?
    Já agora: Porque perdeu Carlsen 3 partidas nas Olímpiadas, e duas contra jogadores muito menos cotados?

    ResponderExcluir