quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Editorial


Nesses três últimos anos, o xadrez paraibano deu um salto de qualidade bastante significativo. De seis rating FIDE, então estacionados por muito anos, passou para 25, e com possibilidades de dobrar no próximo ano. Não bastasse esse extraordinário avanço, a Paraíba conquistou o respeito e o prestígio na Região Nordeste quando, em 2009, foi assinada a Carta da Paraíba por três Federações (Paraiba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), tendo como um dos pontos principais nas reivindicações uma Semifinal do Brasileiro no Nordeste e que foi entregue pessoalmente ao vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, GM Darcy Lima (foto), que naquela oportunidade representava o presidente Pablyto Robert.

Hoje, esse respeito e prestígio alcança a própria CBX, considerando que no último dia 10, no Hotel Jangadeiro, em uma conversa no café da manhã, testemunhado pelo enxadrista Byron Veras, de Garanhuns-PE, o presidente em exercício da Federação Paraibana de Xadrez, Fernando Melo, fez uma reivindicação ao vice-presidente da CBX, GM Darcy Lima, que foi prontamente avaliada como oportuna e possível de ser aceita pela direção maior do xadrez brasileiro.

Um terceiro ponto importante - promessa de campanha em 2009 - foi a realização em Recife, do Curso de Arbitragem, ministrado pelo competente AI Antonio Bento. Por fim, acreditamos que a CBX, mais do que nunca, está abrindo muitas oportunidades para que o xadrez no Nordeste se torne cada vez mais forte e, nesse particular acreditamos que o GM Darcy Lima, sendo um político que cumpre o que promete - tem dado provas seguidas disso -, com todo o seu prestígio junto à FIDE, possa fazer muito mais por esta Região, que tem potencial, mas que faltava oportunidades. Enxadristas do Nordeste, fiquem atentos, pois bons ventos estão soprando em nossa direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário