sábado, 30 de outubro de 2010

Imperfeição conceitual



Recebi do mestre Franklin André, de Caicó-RN, uma interessante reflexão sobre determinada posição que possa ocorrer numa partida de xadrez. Vejamos o que ele tem a nos dizer, no que peço a especial atenção do leitor:
Uma questão a ser esclarecida
Não somente por ser apaixonado por xadrez, mas por perceber e buscar no xadrez pequenos detalhes devo concordar com Seirawan (2006) que o nosso jogo é a obra mais perfeita do intelecto humano. Seu conjunto de normas é de uma pureza e comunhão inspiradora para outros setores da vida humana. No entanto, da busca desses detalhes surgem surpresas que enquanto empolgam também confundem. Na posição que segue, temos que as pretas dão mate com o lance 1...Dxg2#. Simples. Normativo. Dentro do sistema lógico das leis do xadrez. "Rei não pode capturar peça quando resulte na sua própria ameaça". Não havendo mais lance a fazer, por conta da pressão exercida pel Rainha adversária e flta de peças amigas em prontidão - mate.
Todavia, uma olhada mais teimosa perceberia a Torre preta em g7 cravada pela Dama brance em f6. Não tendo a Torre, portanto, meios de fazer seu poder de direito ( percorrer todas as casas de uma coluna e uma fileira livres) porque tal reivindicação implicaria num lance totalmente irregular de abandono do monarca em perigo.
Pergunto eu aos senhores: Não seria lógica e normativamente possível a captura da Dama preta com o lance 2.Rxg2, visto que a Torre preta apresenta-se imprestável para o ataque diante da cravada? Noutros termos, não estaria a Torre preta despida de qualquer possibilidade de ação ofensiva o que possibilitaria a teimosia do último lance?
Parece que estamos diante de um conflito entre normas. O que os senhores acham? Por que o xeque mate prevalece na posição com o lance apresentado? -
Franklin André.

8 comentários:

  1. Acho que uma norma anterior proibe efetuar qualquer lance que coloque o próprio rei em xeque (ou seja sob ameaça direta), não mencionando se tal ameaça possa resultar, ou não, na captura do rei. Na verdade eu nunca nem ouvi falar em captura do rei, somente em uma ameaça direta a qual não haja defesa com lance legal, xequemate!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que há uma imperfeição na interpretação da norma! E acho também que a torre é imprestável para a defesa e não para o ataque!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. A norma é válida! O Rei não pode capturar a Dama preta... obviamente não funciona assim, mas poderíamos comparar a uma batalha real, onde ganha quem mata o outro Rei primeiro... Veja que se o Rei captura a Dama preta, o PRÓXIMO lance é da preta que retira a sua peça defensora e MATA o Rei branco, só aí será a vez do branco jogar, quando DEVERIA com a sua Dama matar o Rei preto, mas aí já é tarde demais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Grande-Fernando Melo, concordo em
    gênero,número e grau com a explicação de
    Sniperchess14.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sniperchess14 explicou muito bem e com muita lógica(que é o que interessa aqui) a norma.
    Se você disser: Ah, mas peraí! Depois que o Rei Branco matasse a Dama negra, a torre preta não pode se mexer senão a Dama branca mata o Rei! Podemos imaginar que o Rei pode ficar em cheque só que, imediatamente seria morto... ...A menos que mate o outro Rei primeiro.

    ResponderExcluir