domingo, 24 de setembro de 2017

Princesa Isabel - A força do xadrez escolar!

No sábado, 23 de setembro, foi realizado no IFPB Campus Princesa Isabel, o II Torneio de Xadrez, em comemoração ao aniversário de fundação da instituição de ensino. O torneio, parte integrante do Projeto de Extensão “Xadrez Escolar: potencializando conhecimentos, integrando a comunidade e expandindo o esporte na cidade de Princesa Isabel – PB”, contou com a participação de 30 enxadristas, do IFPB e das escolas parceiras, sendo organizado pelo Prof. Amílcar Pessoa, coordenador do projeto.

Antes do início do torneio, houve a inauguração da Sala de Xadrez “Antônio Cláudio França Pessoa”, na Biblioteca do Campus, local onde os enxadristas poderão treinar, utilizar a literatura especializada e jogar para aprimorar o jogo. A sala conta com 18 jogos de peças e tabuleiros e 8 relógios de xadrez, além do tabuleiro de metal magnético para ministrar aulas.



O torneio aconteceu no recém-inaugurado Refeitório do Campus e, após congresso técnico, iniciou às 9:00 h, nas categorias masculino e feminino. O sistema adotado na disputa foi o Suíço em 6 rodadas, com tempo de 15 minutos para cada jogador em cada rodada.



Ao final do Torneio, na Categoria Masculino, os resultados foram:

1º lugar: Matheus Lima (Escola Estadual Nsa. Sra. Bom Conselho)
2º lugar: Francisco José (IFPB Princesa Isabel)
3º lugar: Allefy Willamy (IFPB Princesa Isabel)

Na Categoria Feminino, os resultados foram:

1º lugar: Mariana Cosme (IFPB Princesa Isabel)
2º lugar: Elisama Leila (IFPB Princesa Isabel)
3º lugar: Jackelline Mikaelly (IFPB Princesa Isabel)


Os vencedores receberam troféus e medalhas e o enxadrista de melhor pontuação ganhou um jogo de peças com tabuleiro. Foi sorteado entre os jogadores o livro do paraibano Fernando Melo “O Escudeiro de Caissa”, sendo agraciada a enxadrista Elisama Florentino. O torneio teve a colaboração valiosa dos Profs. John, Vinícius e Karoline, que ajudaram na organização, controle dos resultados e registro fotográfico das partidas.



(Texto e imagens de Amílcar Pessoa)

3 comentários:

  1. Parabéns, Mestre Amilcar! Estamos todos orgulhosos do seu excelente trabalho. Princesa Isabel entra no mapa do xadrez paraibano graça ao trabalho de pessoas abnegadas como você e seus auxiliares. Estamos todos de parabéns e Caíssa bastante feliz!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Amilcar, quero agradecer ao senhor pela oportunidade, por ter apresentado o xadrez a mim e a tantos outros, este esporte maravilhoso.
    Que venham muitos torneios como este,estarei em todos.

    ResponderExcluir