segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A marca de Valeriano!

Valeriano recebendo sua premiação do presidente da FCX
Por Fernando Melo
(Dedico este artigo ao saudoso Mestre Edmar Monte)

Quem é Marcelo  Valeriano Silva Junior? Sei não. Não sabe? Sei não. Então você agora vai saber. Ele é de Pernambuco, tem 28 anos e jogou o Aberto do Brasil - I Memorial Luiz Gentil, em Fortaleza nesse último fim de semana. Também jogaram os paraibanos Luis Tomaz e Genildo Gomes.


Muito bem. Mas agora você me deixou curioso. Antes de falar dos paraibanos, o que fez esse tal de Valeriano? Pois é, ele fez e fez muito. Considerando seu ELO de 1793, ele terminou o torneio em terceiro lugar. Se você considerar que ele começou em 23º lugar no emparceiramento da 1ª primeira rodada, já se sente que ele fez demais. E sabe quantos pontos ele ganhou? Ganhou 71.4! É ponto demais!

E sabem para quem ele ganhou na 1ª rodada? Dawton Lemos, o número 2 na classificação inicial e com Elo 2206, ou seja, mais de 400 pontos acima de Valeriano.

Como se não bastasse, esse pernambucano  não perdeu nenhuma das cinco partidas restantes. Empatou na 2ª rodada com Danilo Alves (2060). Mais um empate na terceira, com Mario Correia (2098). Ganhou de Ítalo Leite (1904) na quarta rodada. Ganhou para o experiente Fred Saboya ( 2154) e empatou na última rodada com o campeão do torneio, MF Silvio Pereira (2276).

A grande surpresa negativa foi o jovem cearense Dawton Lemos, que perdeu 45.2 pontos Elo, somou apenas 1.5 pontos e terminou em 40º lugar num total de 45 participantes.

Pela Paraíba, a revelação foi Genildo Gomes, que somou 3 pontos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Ele empatou na primeira rodada com um Mario Coreia que tem quase 500 pontos a mais do que ele. E empatou essa partida estando bem melhor. Considerando que todos os seis adversários tinham Elo maior do que o dele, prova-se que Genildo ao somar 50º dos pontos, fez uma boa campanha.

O mesmo não podemos dizer de Luiz Antonio Tomaz. Não que tenha decepcionado, mas é duro ver ele perdendo na primeira rodada para a um adversário de Elo 400 pontos abaixo do dele. No final, Tomaz voltou para João Pessoa em 10º lugar, 4 pontos e um Elo mais baixo em 18.4 pontos. 

2 comentários:

  1. Não estou conseguindo postar no CXEB

    ResponderExcluir
  2. Realmente o rendimento de Marcelo Valerian foi acima da média, o que deixou todo mundo feliz. Só discordo que o rendimento de Thomaz não tenha sido relevante. Ficou em 10º em um torneio fortíssimo. É que qdo a gente quer o melhor para as pessoas carrega-se uma expectativa muito grande, e isso as vezes não encontra muita relação, pois o ser humano não é máquina. Achei natural o resultado de Thomaz, que é outro que a gente torce bastante. Abs.

    ResponderExcluir