sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Cadastrar para crescer!


Boletim 001

A Federação Paraibana de Xadrez começa neste domingo,  na cidade de Alagoa Grande, a campanha de cadastramento dos enxadristas paraibanos. Trata-se de um passo inicial em defesa do fortalecimento do xadrez paraibano. Não é sem razão que essa campanha se inicia numa cidade do interior. Sabemos todos que a interiorização é a meta principal de um programa de crescimento que a FPBX está iniciando nessa gestão e que se desenvolverá na próxima gestão, que começa em janeiro de 2018. 

O secretário Ubirajara Barros já confeccionou a Ficha de Cadastro de Enxadrista - FPBX e CBX, que deverá ser preenchida pelo enxadrista e devidamente assinada. 

Na Ficha consta o número da conta bancária da FPBX. E para tal chamamos a atenção para a anuidade simbólica de 10 reais, que cada um deve se irmanar. Essa contribuição, no seu montante, pode não significar muito em valor material, diante das despesas que a instituição terá que enfrentar, a exemplo de ter que remunerar um Contador, pagar a taxa de IPTU, entre outras despesas para que a FPBX possa funcionar legalmente.  Mas essa contribuição significa muito porque eleva a presença do enxadrista de ser um membro do conjunto de pessoas que forma a Federação, dignificando-a cada vez mais. O enxadrista cadastrado poderá votar e ser votado.

Se cadastrar e interiorizar são metas que a Federação está pondo em prática, a reforma dos Estatutos é também uma meta importante que será concretizada.

E assim vamos, passo a passo, com a compreensão e a participação de todos, todos unidos por um só ideal, que é o crescimento e o fortalecimento da dignidade da Federação Paraibana de Xadrez! 


4 comentários:

  1. Alguém poderia me informar como faço para me cadastrar, tenho interesse em melhorar o pouco de conhecimento que tenho, mas não sei por onde começar!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, a parte do cadastro poderá ser explicada pelo editor deste blog, Fernando Melo, futuro Presidente da FPBX. Já em relação a melhorar seus conhecimentos no xadrez, o primeiro passo é comprar um livro de xadrez para estudar a teoria do jogo, e assim aprender sobre aberturas, finais, estratégia, tática etc. Recomendo que adquira um exemplar do livro "Xadrez Básico", de Orfeu Gilberto D'agostini, sem dúvida o melhor livro de xadrez já escrito no Brasil. Se não conseguir comprar a versão impressa, por se tratar de um título esgotado, é possível obter na internet a sua versão em pdf. Depois de alguns meses de estudo, depois de já ter assimilado os princípios estratégicos básicos, o segundo passo para o progresso será começar a disputar torneios de xadrez. E assim, seguindo esses dois passos simples, estudando a teoria do xadrez e competindo, você certamente experimentará uma significativa melhora em seu nível de jogo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jales pela orientação a quem quer melhorar o conhecimento no xadrez. Quanto ao cadastro, gostaria de saber de Unknown a cidade em que vive e como possamos nos comunicar.

    ResponderExcluir