terça-feira, 12 de setembro de 2017

Bu ou Lagrave?

Por FERNANDO MELO
(Dedido este artigo ao Mestre Marcelo Souto)


Dos 128 jogadores iniciais nessa Copa do Mundo, restam 16 participantes. Das oito partidas em andamento, duas especialmente nos interessa e vamos ficar de olho: Peter Svidler x Xiangzhi Bu e Vachier-Lagrave x Alexander Grischuk.

A primeira acaba de terminar, Deu empate após 37 lances. Numa ligeira análise, senti que Bu tinha melhor posição no tabuleiro, com sua cadeia de peões na ala do rei bem melhor posicionada diante dos peões de Svidler.

Na segunda partida em questão, a sensação que me passa no momento é que Lagrave deve vencer. Um peão a mais (3 unidos contra 2 desunidos na ala do rei) e torre contra torre, com o rei branco mais avançado. Será isso motivo para a vitória?

Não , não foi A partida acabou agora. Empate e, curioso, com rei contra rei e mais nenhuma peça no tabuleiro. Pode? Pode!

Não sei, mas gostaria que a próxima etapa tivesse Lagrave contra Bu. Depois da vitória de Bu frente a Carlsen, o conceito desse chinês cresceu muito e sua torcida aumentou. Mas nada está definido. Impossível alguém dizer com certeza quem vai ganhar essa Copa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário