quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Copa do mundo: tome emoção!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Roberto Lessa)


A Copa do Mundo está fervendo. A primeira etapa foi concluída. Dos 128, restam agora 64. Algumas surpresas, normal num evento desse porte. Lamentamos os dois brasileiros, que estão voltando para casa. Venho torcendo por dois: a chinesinha Hou Yifan e o norte-americano Samuel Servian; E sobre esse dois, quero falar. Para meu prazer e satisfação, alegria e tudo mais o que signifique vitória, os dois passaram para a segunda etapa. Foi fácil? Coisa nenhuma! Existe mais jogo fácil, não! 

Começamos pela chinesinha. Yifan (2652), 23 anos, enfrentou o polonês Kacper Piorun (2644), 25 anos e várias vezes campeão do mundo em composição de problemas. A primeira partida foi empate, ela jogando com as negras, após 40 lances. Nas segunda  partida, Yifan enfrentou uma Francesa e venceu após 42 lances, fazendo com que Piorun voltasse para casa enquanto ela permanece em Tbilisi, Georgia para a segunda etapa.

E a sensação dos Estados Unidos, para alguns o sucessor de Bobby Fischer? Sim, o jovem de 16 anos GM Samuel Sevian (2620), saiu-se bem. Mas, como assim, saiu-se bem? Ora, ele ganhou o embate! Que ganhou, tudo bem, mas como ele ganhou? Vou explicar, tim-tim, por ... Foi assim: as duas primeiras partidas, frente ao experiente GM Dieter Nisipeanu (2687), 41 anos, România, terminaram empatadas, 21 e 69 lances, respectivamente. Já no desempate, Sevian ganhou a primeira em 35 lances e empatou a segunda appós 39 movimentos, e com isso, permanece na Copa, enquanto volta para casa.

E agora? Sabem que Yifan está enfrentando nessa segunda etapa? Nada menos que um GM de ELO 2799! E agora, José? A festa de Yifan acabou? Sei não, visse! Se depender de torcida ela derrota fácil o armênio.

Quanto a Sevian, vou deixar o suspense, para que o leitor que chegou até aqui, fique curioso. Depois eu conto tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário