terça-feira, 24 de janeiro de 2017

E agora, Mequinho?

Por Fernando Melo

Mequinho, em foto de Nira Pomar (Floripa 2017)
Está sendo esperado com interesse, muito interesse, bastante interesse, o embate de logo mais entre Alexei Shirov (44 anos) e Mequinho (65 anos), no Torneio Floripa Chess Open. Não quero que o brasileiro fique magoado se eu disser que o lituano é o favorito. Sabemos que é, mas a partida pode trazer muita emoção, inclusive uma vitória histórica de Mequinho. Mas este sabe que o seu adversário será uma pedra enorme no seu caminho. Vencer Shirov, praticamente, é vencer o torneio, mesmo sendo jogada a 7ª rodada (são 10). Confesso que torço pelo empate, que já seria um excelente resultado. Se depender de fé, tão peculiar a Mequinho, não vai faltar.

Se Jesus Cristo vai ajudar Mequinho eu não sei. Prefiro achar que Ele fique neutro ou simplesmente não queira opiniar. Deixar isso com os mortais e pecadores é melhor. O que Jesus pode fazer, já que Mequinho é tão fiel, é desejar uma boa partida para ambos e que Caíssa seja a grande vencedora.

Pelo que Mequinho vem fazendo até agora  - empatando com o MI Roberto Molina e com o GM  Julio Granda, e vencendo os três adversários abaixo de 2350 - pode-se sentir que derrotar Shirov é bem difícil. Sinceramente, apesar de torcer pelo brasileiro, ele não deve vencer. Empatar seria o ideal, mas perder será normal, Aliás, pensando bem, Shirov, embora respeitando o passado de Mequinho e certamente o admirando muito, vai jogar para ganhar! Vejam que Shirov está atualmente com  2683 e já somou até agora 13,4 pontos no seu Elo. Ora, falta menos de quatro pontos para chegar a 2700! E isso pesa contra Mequinho, que tem 2606 e somou apenas 1,7 de Elo.

De qualquer forma, a partida que começa às 5 da tarde em nosso horário (Nordeste), às 6 da tarde (Brasilia) vai mexer com a atenção de todos, pois será sem dúvida a partida mais importante dessa sétima rodada. Vamos aguardar e seja o que Deus quiser!

4 comentários:

  1. Vamos lá acompanhar e torcer pro Mequinho, pois é a sua grande chance de calar muita gente.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, o GM Alexei Shirov é natural de Riga, capital da Letônia, a mesma cidade natal dos extraordinários Aaron Ninzowitsch e Mikhail Tal.

    ResponderExcluir
  3. Senhores,

    Me reporto ao administrador do site Fernando Melo.
    O Mequinho fez uma grande partida contra o GM Alexei Shirov, no meu entendimento, o Shirov apelou para o empate por repetições de lances.
    Portando ao meu ver, merecia um destaque a partida proporcionada pelo brasileiro Mequinho.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir