sábado, 28 de janeiro de 2017

Será que Carlsen está saciado?

Por Fernando Melo

Quando vejo Magnus Carlsen ocupando o quarto lugar no Torneio de Tata Steel, faltando duas rodadas para o seu término, já não me surpreendo tanto. Esperávamos que ele ganhasse o torneio, pois é o melhor do mundo, mas acontece algo mais que vou tentar explicar. Para tanto, me inspiro nas sábias palavras de Tigran Petrosian, quando, numa entrevista em 1977, lhe perguntaram:
 "Quando você jogou melhor - como campeão mundial ou agora?" E Petrosian deu a seguinte resposta, que reputo da maior importância, considerando que ela também responde ao fato de Bobby Fischer não ter jogado com Karpov em 1975. Claro que no caso Fischer, tivemos outras variantes, como suas exigências que não foram atendidas em sua maior parte. Mas vamos saber o que disse Petrosian.
"Sem dúvida quando eu era o campeão. Mas eu joguei o mais forte xadrez de minha carreira no período entre 1958 e 1963, isto é, nos anos em que eu estava lutando pela coroa do xadrez. Eu era inspirdo pela luta em si mesma, mas quando uma pessoa já alcançou seu desejo, seu ardor esfria. Isso é inevitável. Quando você fica mais velho fica saciado, e a acuidade de seus instintos é gradualmente apagada".  
  Três vezes campeão do mundo, ano após ano, match após match, Carlsen parece estar entrando no sentimento de Petrosian, ou seja, com desejo alcançado, o ardor esfria. Lembremos que ele perdeu o mundial de Blitz e o Rápido, mesmo subindo no podium como vice e como terceiro. Depois da vitória contra Karjakin, e todos lembram que foi bem apertada, Carlsen deve ter sentido isso que Petrosian explicou na sua entrevista. Mas, como ele ainda é jovem, pode muito bem jogar o seu quarto mundial e, pelo menos, eu acredito, não fará feio. Se vencerá, ninguém sabe. Ainda está longe e sequer se sabe quem vai ser o desafiante. Vamos aguardar. Por enquanto, Carlsen é Carlsen, e ponto final!

Um comentário:

  1. MC joga em um nível tão alto que, quando não ganha beirando a perfeição, começam os comentários de que ele está em declínio. É o primeiro do ranking mundial em clássicas, rápidas e blitz. Anda cometendo deslizes em maior número, mas joga, quase sempre, para ganhar. Nos três campeonatos mundiais fez pódio. Ganha milhões em publicidade, sai diariamente em jornais, revistas e sites, especializados ou não e está num nível de pop star. Queria eu estar saciado assim. José Carvalho

    ResponderExcluir