quarta-feira, 8 de junho de 2016

Kasparov exalta Korchnoi!

Por Fernando Melo

Não há dúvida de que Viktor Korchnoi é merecedor de todas as homenagens no mundo do xadrez. Foram muitas as manifestações em função de sua morte ocorrida antes de ontem. Gary Kasparov é um que não mede adjetivos para reconhecer a importância do saudoso amigo.

Kasparov lembra que assistiu um embate de Karpov x Korchnoi, em 1974, no Salão das Colunas, em Moscou."Eu estava visitando com um grupo de treinadores e alunos da Escola Botvinnik". Era a 21ª partida da Final dos Candidatos e cujo vencedor do match teria o direito de desafiar Bobby Fischer, em 1975, pelo título mundial. O curiso é que na partida citada, Karpov perde em apenas 19 lances! Isso mesmo, pois sofreu um golpe tático 13.Cxh7, "rapidamente descoberto pelos meus colegas" disse Kasparov, então com 12 anos de idade.

Este duelo contou com 24 partidas e foi jogado no periódo de 16 de setembro a 22 de novembro de 1974, em Moscou, dois meses e uma semana de jogo! É bom lembrar que até a partida de número 17, Karpov vencia por 3x0! A reação de Korchnoi veio nas partidas 19 e 21, quando venceu. Mas ficou por aí, uma vez que as três últimas foram empates! Com esse resultado,  12,5 x 11,5, Karpov conquistava o direito de desafiar Bobby Fischer, em 1975.. Bem, o desfecho desse embate de Fischer x Karpov vocês todos conhecem!  

Um comentário:

  1. Pegar um jogador extremamente profilático em 19 lances, é o equivalente ao Coiote consegui pegar o Papa-Léguas. Grande façanha do Victor.

    ResponderExcluir