(Para o amigo Ivson Miranda)
Imagine a alegria que tive ao me deparar com essa charge! A primeira reação foi dizer que sou um homem de sorte, pois faz tempo que "procuro" Bobby Fischer, sempre atrás de uma foto ou imagem nova e, de repente, sem esperar, eis que me deparo com esta que você está vendo ao lado.
Quando eu penso em Fischer, penso em Dom Quixote,quando penso neste, lembro daquele. Os dois são meus ídolos maiores, sem esquecer aqui Balzac, meu maior mestre nas lições da vida, no começo da minha juventude, que já vai longe, muito longe, bastante longe!
Ambos tinham um sonho, só que Dom Quixote sonhava sonhos impossiveis, enqaunto Fischer que parecia sonhar assim também, terminou tornando seu sonho uma realidade. Nota 10 para a charge, cujo autor não consigo identificar.
Fernando, Manaíra é bairro de JP e também cidade no alto sertão da Paraíba, em plena caatinga ... daí Dom Quixote de la Caatinga (Quixote por Pasárgada, que para ser completa precisaria, além da cama, de um tabuleiro). Grande abraço, valeu a lembrança!
ResponderExcluirIlustración de Fischer: Pedja Trajkovic
ResponderExcluirVer em http://www.tabladeflandes.com/frank_mayer/frank_mayer137.html
Abs
Por que a montaria é num porquinho? Teria alguma explicação?
ResponderExcluirBoa pergunta. Quem sabe a razão do porquinho como montaria em lugar de um cavalo?
ResponderExcluirMatutando aqui, arrisco uma explicação: o porquinho ali, em verdade, é um cofrinho! O porco é usualmente o símbolo de um cofre! Então Fischer sempre procurou muito os altos prêmios em suas participações nos torneios! Usava o xadrez, solitariamente e, portanto, quixotescamente, em busca de seus propósitos de angariar altas somas em dinheiro! Acho que essa é a explicação.
ResponderExcluirNos Estados Unidos da América o porco tem forte simbologia no que se refere à sorte e a fartura. Encontra-se os mais diferentes objetos com formato de porco, como calendários, papéis de recados, porquinhos em miniatura de todas as maneiras possíveis.
ResponderExcluirWall Street (“Rua do Muro”), centro financeiro de Nova York, deve seu nome a uma paliçada que separava as fazendas de porcos do centro urbano da ilha de Manhattan no século 17.
Mas não vai ter nenhum comentário sobre o maravilhoso conto que mandei em forma de link?