quinta-feira, 9 de junho de 2016

A força do xadrez na URSS

Por Fernando Melo

Antes do fenômeno Bobby Fischer explodir nos anos 1970/72, a Escola Russa imperou durante dácadas! Vejamos, como exemplo, como foi o 20º  Campeonato Soviético naquele distante ano de 1952! Moscou foi o local do evento, no período de 29 de novembro a 29 de dezembro. Eram 20 jogadores e todos jogariam entre si, sendo portanto 19 rodadas! Seis deles foram convidados, incluindo o campeão mundial de então, Miguel Botvinnik (foto quando jovem), acompanhado dos cinco grandes mestre soviéticos da Olmpíada, Isaac Boleslavsky, David Brostein, Efim Geller, Paul Keres e Vassily Smislov.
Os outros quatorze jogadores foram classificados da semifinal, entre estes, dois nomes bastante conhecidos: Mark Taimanov e Viktor Korchnoi! Os cinco primeiros colocados deste forte campeonato (os participantes não nos deixam mentir), foram: 1º - Botvinnik com 13,5 em 19 pontos possíveis. Em segundo, Taimanov, com a mesma pontuação do primeiro. Em terceiro, Geller, com 12 pontos, seguido de Boleslavsky e Tolush, ambos com 11,5 pontos. Korchnoi ficou em 6º, com 11 pontos, isolado.
Com os dois primeiros lugares empatados, houve um playoff para se conhecer o campeão. Foram seis partidas e Botvinnik saiu-se vencedor pelo placar de  3,5 a 2,5 frente a Taimanov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário