Svidler na final da Copa do Mundo 2015 , frente a Karjakin |
O russo Peter Svidler é um Grande Mestre (2762) altamente respeitado pelo seu jogo operoso de belos e significativos resultados. Detentor de vários titulos no seu país e no exterior, ele chega aos 40 anos, completados hoje, plenamente realizado profissionalmente. Sei que todo GM quer ser campeão do mundo, pelo menos aqueles que detem um bom Elo, como é o caso do aniversariante. Já chegou perto e não sei se vai conseguir, mas tem força para tanto.
Pelo que me consta jogou quatro Copas do Mundo, aquele torneio mata-mata, querm perde volta para casa. Jogou em 2009, 2011, 2013 e 2015! No de 2011, ele enfrentou na primeira rodada o brasileiro Darcy Lima. Lembram? Foi uma vitoria para Svidler e um empate. Na final, após eliminar seis adversários, o russo venceu Grischuk e conquistou o tíitulo de campeão da Copa do Mundo. Na Copa de 2009 perdeu pára Malakhov na última (sétima) rodada; na de 2013, perdeu para Andrekin na quinta rodada. Ano passado, 2015, perdeu na sétima e última rodada para Karjakin. Por esse historico, vimos que Svidler é mesmo um forte jogador.
Chegar a idade do lobo para um jogador de xadrez, é como olhar no horizonte a chegada do outono, mas antes que venha uma nova estação, acreditamos que Svdiler ainda trará alegria para os adeptos de Caíssa . Vida longa, Mestre Svidler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário