domingo, 12 de junho de 2016

No tempo do Rating Fide

Por Fernando Melo
O físico Arpad Elo


Qual é o seu Elo? Todo enxadrista sabe o que estou perguntando. Houve um tempo, aqui na Paraiba, que ter Rating Fide (Elo) era motivo de orgulho para os poucos titulares. Eram poucos mesmo, tanto que ainda lembro os nomes: Francisco Cavalcanti, Luismar Brito, Frank Lins, Francisco Nogueira, Douglas Torres e Marco Valerio, e só. Era dificil, muito dificil, bastante dificil chegar a ter Rating Fide. Hoje, até eu tenho!Todo mundo tem, é so jogar um torneio que vale Fide! Tenho impressão que Arpad Elo não gostou nada dessa "mudança" feita pela Federação Internacional de Xadrez. Será que foi com a intenção de engordar o caixa da instituição maior do xadrez mundial? Sei não, visse! Mas, espere, falei em Arpad Elo? Foi, falei. E quem é o cara?

Foi um físico, nascido na Hungria, em 1903 e faleceu em 1992, aos 89 anos. Ele emigrou para os Estados Unidos onde tornou-se cidadão, onde passou a lecionar Física na Universidade de Marquette, em Milwaukee, Wiscosin  Jogador de xadrez, ganhou várias o Campeonatoto do Estado de Wiscosin. O que fez Elo se tornar famoso, não foi dentro do tabuleiro, mas fora dele. É de sua autoria o Sistema Elo, o sistema matemático de se medir a força de cada jogador, através dos torneios que joga. Há quem sustente que Elo nao criou o Sistema Elo. O autor mesmo foi Kenneth Harkness. Será? Vou ainda pesquisar sobre isso, mas por enquanto vamos deixar Elo como o dono da bola!

Uma das poucas partidas de Elo, foi contra Bobby Fischer, em 1957. Elo enfrentou a Siciliana de Fischer e perdeu em 49 lances. Elo tinha 54 anos e Fischer apenas 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário