sábado, 25 de junho de 2016

O alemão Mieses

Por Fernando Melo
Jacques Mieses


Jacques Mieses (1865-1954) nasceu em Leipzik, Alemanha. Com 17 anos venceu o Campeonato de Berlim Seu primeiro torneio fora do país, ocorreu no famoso torneio de Hastings de 1895. Não se deu bem, ficando em 20º lugar, entre 22 jogadores. Mas, serviu de lição e experiência, uma vez em 1907 ganhou o primeiro prêmio no torneio de Viena. Mieses, desconhecido entre nós, me chamou a atenção pela sua participação em Baden-Baden 1925, E é sobre isto que quero falar 

Ele ja estava com 60 anos e fez um fraco torneio ocupando o 19º lugar em 21 jogadores. Bem, por desempenho em torneio Mieses não entusiasma. Mas por que este meu interesse? Das dez partidas com as negras, Mieses empatou duas, ganhou três e perdeu cinco. Mas o que me chamou a atenção é que dessas cinco derrotas, quatro foram com ele jogando a Defesa Holandesa. Até aí tudo bem. Ocorre que entre as preferidas de Mieses, com as negras, não consta a Holandesa. A Siciliana, a Escandinava, a Tarrasch, estão entre suas preferidas.

Imagino que ele tenha preparado para esse torneio essa, vamos dizer, surpresa, jogando uma defesa fora do seu repertório. Infelizmente não deu certo. Ele perdeu para Tartakower, Carlos Torre, Bogoljubov e Nimzovitch jogando a Holandesa., sendo que no embate frente a Tartakower,foi duramente massacrado em apenas 15 lances! Entre os jogadores que venceu ao longo da vida, podemos lembrar Tarrasch, Paulsen, Blackburne, Chigorin, Marshall, Spielmann, Vidmar, Rubinstein. Com Marshal, por exemplo, que foi campeão dos Estados Unidos, Mieses enfrentou 30 vezes, com 13 derrotas, 10 vitórias e 8 empates.

Um comentário:

  1. Muito boa postagem! Me interesso por toda a história do Xadrez e quem dera tivesse mais tempo para ler tudo sobre o tema! Estou preparando para o meu canal de xadrez no youtube uma partida na qual Mieses ganhou o prêmio de beleza em Paris no ano 1900 contra Janowski! Ele era fera! Parabéns pelo trabalho e paixão!

    ResponderExcluir