segunda-feira, 6 de junho de 2016

Flores para Korchnoi!

Por Fernando Melo
Korchnoi morreu hoje aos 85 anos

Guardo boas lembranças dos embates do agora saudoso Viktor Korchnoi, que faleceu hoje em Wohlen, Suiça, aos 85 anos. Em dezembro 2012, sofreu um derrame, mas voltou ao xadrez competitivo em 2014. De todos os jogadores de ponta, no nivel de Fischer, Kasparov, Karpov, Korchnoi foi o que mais jogou partidas. O Chessgames registra nada menos do que 4422 parrtidas, no espaço de 1945 a 2015, isto é, 70 anos fechados!

As lembranças que guardo mais de Korchnoi são dos anos 70 e 80 qaundo ele chegou a segundo do mundo. Seus embates com Karpov são homéricos e eu acompanhava pelos jornais e pelo teletipo com o mais profundo interesse.

Korchnoi nasceu em Leningrado, URSS, no dia 23 de março de 1931 e seu pai lhe ensinou xadrez quanto ele tinha 7 anos. Venceu o Campeonato Soviético quatro vezes. Jogou oito vezes o Torneio de Candidatos! Korchnoi desertou da Uniao Soviética em 1976 e foi morar na Suiça; Por duas vezes jogou a Final do Mundial, enfrentando o campeão Karpov, mas sem sucesso. Entre os jogadores que venceu em torneios, temos uma relação bem especial: Botvinnik, Smyslov, Tal, Petrossian, Spassky, Fischer, Karpov, Kasparov e Carlsen, todos que foram campeão do mundo, sendo que Carlsen mantém o titulo atualmente, pela segunda vez. Por tudo isso e por nuito mais que fez pelo xadrez, só nos resta enviar flores para o grande Korchnoi! .

8 comentários:

  1. Viktor, o terrível! O maior número dois.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na PB deixa um órfão, pelo estilo (grande apetite por peões): Pingovsky, mais conhecido como Evandro.

    ResponderExcluir
  3. Estamos todos de luto! Um grande lutador descansou hoje! El terrible deixará muitas saudades!

    ResponderExcluir
  4. Kasparov publicou na sua conta do facebook uma belíssima foto de um embate entre Korchnoi e o então garoto Kasparov em 1976! A expressão de Korchnoi, extremamente compenetrado, mostra o seu imenso amor por Caíssa, mesmo quando enfrentava um escolar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem mesmo sabia que o Kasparov tinha conta no Facebook, vou procurar ela, obrigado pela informação.

      Excluir
  5. Lembrando que o lendário Mequinho disputou com ele quem iria jogar contra Karpov, o protegido do sistema. Salve Victor!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu considero ele o último titã da geração de titãs que existiu no mundo do xadrez. É claro que a geração dos anos 70 para cá, capitaneadas por Karpov e Kasparov também é exemplar, mas lá se foi um homem da mesma linhagem que os também falecidos Petrosian, Botvinnik, Alekhine, Fischer, Mikhail Tal...

    ResponderExcluir
  7. Torneio de candidatos 1974
    1)Spassky x Byrne
    2)Karpov x Polugaevsk
    3)Korchnoi x Mecking
    4)Petrossian x Portisch
    Se mecking vence Korchnoi ele enfrentaria Petrossian que venceu Portisch!
    Almir

    ResponderExcluir