domingo, 6 de julho de 2014

Dutra vence Ativo em Jacaraú

Os vencedores em Jacaraú: a partir da esquerda: Soraya Paulino (2º lugar feminino Sub-20), 
Franciele Fernandes (1º lugar feminino Sub-20), José Eduardo Pedro (1º lugar masculino
Sub-20), Thiago Torres (2º lugar masculino Sub-20), Antonio Dutra (Campeão), Rodrigo Coutinho 
(Melhor Jacarauense), Ismael Ricardo (Vice-campeão geral) e
Emanoel Tavares (3º lugar geral).

Confira no texto abaixo, de autoria de Luiz Fábio Jales e publicado no Facebook, como foi o IV Ativo Jacarausense de Xadrez, realizado neste sábado.

"Ainda estamos em tempos de Copa do Mundo, mas nosso esporte favorito, o xadrez, não pode parar! Por isso ontem, dia 05 de julho, realizamos, na cidade de Jacaraú, litoral norte paraibano, o IV Ativo Jacarauense de Xadrez - Troféu Jocélio Oliveira, que contou com a participação de 12 jogadores na categoria adulto, e 11 jogadores na categoria Sub-20). 

Apesar da baixa adesão de jogadores, o que se viu foi um evento satisfatoriamente organizado, em que tudo transcorreu de forma bastante tranquila e descontraída. A princípio pretendia-se disputar o torneio em 6 rodadas, mas devido ao pequeno número de jogadores, decidiu-se reduzir a quantidade de rodadas para 5. 

O Diretor do evento, Prof. Adilson Santos, agradeceu a presença dos participantes, oriundos das cidades de Jacaraú, Mamanguape, Guarabira e João Pessoa, e mencionou que o torneio teve o apoio da empresa Doce Magia, de Jacaraú, que cedeu as mesas e cadeiras, e da Academia de Xadrez Caldas Viana, na pessoa de seu Presidente Fernando Sá de Melo, que emprestou os tabuleiros de napa usados na competição. 

O Prof. Jocélio Oliveira, homenageado do dia, discorreu a respeito da importância do xadrez como ferramenta pedagógica a ser implantada na educação pública a fim de melhorar o rendimento escolar dos alunos, e incentivou os jovens enxadristas de Jacaraú a continuarem praticando e se aprimorando na arte de Caíssa. Jocélio foi também o responsável pelas fotos do torneio (...). 

Quanto ao Ativo, este foi vencido pelo experiente enxadrista pessoense Antonio Dutra, que, confirmando sua atual boa fase, fez 4 pontos em 5 possíveis (3 vitórias e 2 empates), chegando em primeiro lugar nos critérios de desempate, uma vez que os guarabirenses Ismael Ricardo e Emanoel Tavares (segundo e terceiro colocados, respectivamente), alcançaram a mesma pontuação. 

O prêmio de melhor jacarauense foi para Rodrigo Coutinho, o melhor Sub-20 masculino foi José Eduardo Pedro, e a campeã do Sub-20 feminino foi Franciele Fernandes."

Um comentário: