quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dortmund: o talismã de Leko



O GM húngaro Peter Leko tem um carinho especial pela cidade alemã de Dortmund, ao ponto de considerá-la sua segunda casa. E por que isso? Ele já esteve lá inúmeras vezes e não apenas para participar de torneios. Conheceu sua esposa Sofi (foto menor) no Torneio Dortmund 1999. "Foi um grande momento - diz ele na entrevista ao ChessBase. "Devido a esta vitória, entrei na lista dos dez melhores do mundo e também encontrei o meu grande amor. E não posso esquecer que o meu representante Carsten Hensel também é de lá. O conheço desde o ano de 1991, e sempre tem sido um bom amigo, bem antes de iniciarmos nossa colaboração que começou em 1998".
Lembremos que Peter Leko já ganhou fortes torneios internacionais, entre eles Wijk aan Zee, Linares, Memorial Tal e três vezes em Dortmund! Mais Leko considera como a vitória mais importante o Encontro de Candidatos em Dortmund 2002 , quando se classificou para desafiar o campeão do mundo (Kramnik e que terminou em 7 x 7).
A foto maior, temos Leko vs. Anand. Bem, é que na próxima semana, a partir do dia 2 de junho, começa o duelo entre esses dois grandes mestres na cidade de Miskolc, Hungria. Serão oito partidas com duração de 25 minutos mais 10 segundos de incrementos para cada jogada. Esse match se encerra no domingo, 7 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário