domingo, 31 de maio de 2009
Raiva mútua
Nordestão 2009
Veteranos 2009
Aniversário de Ni Hua
É bom a gente ir se acostumando com os jogadores chineses. E nada melhor do que começar com o GM Ni Hua (Elo 2724), na foto, e que hoje completa 26 anos. No início deste ano ele venceu o Torneio Internacional de Reggio Emilia (Italia). No momento está participando do Campeonato da China com um começo aquém das suas forças: o,5 em 2 possíveis. Mas há tempo para se recuperar, considerando que ele tem o rating mais alto do grupo de 12 jogadores que disputam essa prova.
sábado, 30 de maio de 2009
Fischer: reação dos leitores
O vício de Bogart
Aniversário de Arthur
Um é pouco, dois é demais!
Os gritos de Hitler
Coreia unificada?
Lembrando Bobby Fischer
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Evandro Amorim é MF
O sonho de Carmen
Emoções perdidas
A façanha de Naiditsch
O misterioso "guest 1.310"
quinta-feira, 28 de maio de 2009
O esquecido Carl Schlechter
Dia do Desafio (II)
Nova geração de russos
O caso Needleman
Em 2006, no Torneio Continental (este que teremos a versão 2009, em São Paulo, Brasil), o jovem enxadrista argentino Gastón Needleman, 15, (foto) havia sido eliminado da classificação para o Mundial após perder nos desempates (6 vagas para sete jogadores) frente a seis grandes mestres. Até aí tudo bem. Ocorre que durante a disputa pelas seis vagas e que um ficaria fora, aconteceu o que o leitor que ainda não sabe, vai saber agora... Vejam o que fizeram com o garoto!
Na primeira rodada, ele foi by, e o resultado foi esse: 1. Milos vs. Vescovi (empate), 2.Kmsky vs. Granda (empate), 3. Felgaer vs. Onischuk (empate). Na segunda rodada, Granda ganhou de Felgaer, Vescovi empatou com Kamsky e Needleman ganhou para Milos. Na terceira rodada começou o massacre contra o garoto! Todas as partidas em que jogou, perdeu e os outros adversários jogando entre si, empataram. Fizeram com esse jovem ergentino o que os russos fizeram com Bobby Fischer em Curaçao, em 1962. O caso foi tão alarmante que a FIDE resolveu classificar o garoto para o Mundial!!
Lembrando Réti
Richard Réti nasceu em Pezinok, Hungria, no dia 28 de maio de 1889. Portanto, completaria hoje 110 anos. Todo estudioso de xadrez sabe quem é Réti, autor de vários livros e criador da Abertura Réti, 1.Cf3, ainda hoje muito jogada. Aliás, Réti usou essa abertura num torneio em Nova Yorque, em 1924, e ficou famoso, pois derrotou o então campeão mundial José Raul Capablanca! Foi um dos fundadores do Movimento Hipermodeno. A sua contribuição para a arte de Caíssa não foi maior porque morreu muito cedo, aos 40 anos, mais exatamente no dia 6 de junho de 1929, em Praga, República Checa.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Crônicas de Arrabal
Dia do Desafio
A chuva que caiu hoje pela manhã em João Pessoa não esfriou e nem tirou o brilho da simultânea realizada na Lagoa dentro da programação do Dia do Desafio. Foram cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino que jogaram contra o MF Luismar Brito e a campeã pessoense e universitária Rebeca Barros. O ponto alto dessa festa enxadrística foi o apoio prestado pelo Secretário de Esporte da Prefeitura de João Pessoa, Alexandre Urquiza. Nas fotos que ilustram essa página, temos a garota Emerly Nascimento, 7 anos, que está se constituindo numa grata revelação, segundo o professor MF Francisco Cavalcanti. Na foto seguinte, a professora Lili Cavalcanti que coordena o Projeto Xadrez nas Escolas. Temos em seguida o secretário Urquiza com a professora Luciana Dantas. Na sequência, Urquiza ladeado por este jornalista e pelo MF Francisco Cavalcanti, coordenador chefe do Projeto Xadrez nas Escolas. Por último, o secretário Alexandre Urquiza abrindo oficialmente a simultânea.
Duelo em Praga
Começou hoje em Praga (Rep. Checa) o duelo de 8 partidas (25' + 5'') entre o jovem GM checo David Navara(Elo 2654) contra o GM ucraniano Vassily Ivanchuk (Elo 2746). O resultado das duas primeiras partidas já é conhecido. Na primeira, Navara enfrentou a Dragão de Ivanchuk e empatou em 31 lances. Já na segunda, a Grunfeld de Ivanchuk derrotou o campeão checo em 44 jogadas.
O cavalo de Shakespeare
Dortmund: o talismã de Leko
terça-feira, 26 de maio de 2009
A Judit do Oriente
O imprevisível Ivanchuk
De volta ao tabuleiro
Um dos pontos positivos do Torneio Reino de Caíssa foi a presença de muitos enxadristas que estavam afastados de competições e também a presença de alguns estreantes em torneios. Podemos citar o caso de Wagner Torres ( de negras) além dos veteranos João Tejo, José Mario Espínola, Robson Pequeno, e dos estreantes Edmilson Belo, João Sergio Melo (de brancas) e David Tedson.