domingo, 11 de março de 2018

No Blitz da AXCV, tudo foram flores para Tomaz!

Foi do jeito que Fischer gosta! No Blitz da AXCV realizado ontem na AXCV, Luiz Antônio Tomaz cravou 7 pontos em 7 rodadas, lembrando, mais uma vez, os feitos memoráveis do maior de todos

Na 10ª e última etapa do Circuito de Xadrez Blitz Bobby Fischer a tarde foi mesmo florida para o nosso maior talento jovem da Paraíba. 

Com seu título de campeão, Tomaz recebeu a premiação prevista no Regulamento e mais um brinde de uma caneca com a imagem da súmula do IX Memorial Bobby Fischer, ofertada pela FPBX e entregue por D. Ana, a matriarca do xadrez paraibano.

O melhor por faixa de rating até 1900, e também premiado, foi Marcello Urquiza, que terminou a prova em 3º lugar com 5 pontos.

Na abertura do evento, Fernando Melo discursou, e o fez certamente com muita satisfação, lembrando a importância histórica de Fischer, eis que o evento, além de ter sido o fechamento do Circuito que levou o nome do americano, celebrou também os 75 anos de nascimento deste, ocorrido na sexta-feira, dia 9 de março. 

Melo fez ver que um certo americano, chamado Fischer, surgiu e destronou o domínio soviético de mais de 40 anos no xadrez mundial, desde Botvinnik, o que o levará a ser reverenciado e admirado para sempre. 

E é por isso mesmo que temos o nosso Memorial Bobby Fischer, que chega em 2018 a sua 9ª edição, com a esperança, segundo Melo, de que possa o evento perdurar por muito tempo.

Confira neste link, a classificação final do torneio e abaixo fotos dessa tarde especial do xadrez paraibano, celebrativa da passagem do aniversário de nascimento do genial americano, com direito a vitória de Tomaz a la Fischer e até mesmo com versão de tomada de peão envenenado (na partida entre Urquiza e Arthur).

A seguir trazemos também a classificação final de todo o Circuito, que terminou coroado de êxito, contando com a participação de 39 jogadores ao longo de suas 10 etapas e tendo como campeão geral Fernando Sá e como campeão U1900 Jailson Maranhão.


D. Ana entrega brinde a Tomaz, sendo ladeada
por Melo e filhos (todos devidamente fardados de Fischer!)


















Todos os participantes do Bliz de ontem na AXCV


5 comentários:

  1. Parabéns, Fernando Sá. Atingiu 100% da meta proposta das 10 etapas, além da excelente cobertura no blog!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Tomaz! A Federação Paraibana de Xadrez lhe parabeniza pelo excelente desempenho e se sente orgulhosa em apoiar sua vitoriosa campanha. Continue e a corrente a seu favor só faz crescer! Pretendemos, nós que fazemos a Diretoria da FPBX, fazer mais do que estamos fazendo! Estamos trabalhando para isso junto a comunidade enxadrística da Paraíba e com os demais que admiram a importância do xadrez na educação de nosso povo! Fernando Melo e Genildo Gomes, presidente e vide-presidente da FPBX.

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu irmão, havíamos falado ha bastante tempo para Melo pai, que Tomaz tem um talento fora do normal para o chess.
    O batizei de Carlsen Paraibano pelo talento e por ser jovem, e Fábio Jales o batizou de Fischer Paraibano por vencer todas as partidas na maioria dos torneios que joga.
    O jovem joga muito pq vencer etapas como já foi dito aqui, tarefa para poucos no chess brasileiro.
    Que Tomaz continue seus estudos na vida pessoal e continue no chess por toda vida.
    Fischer e Carlsen agradecem sua continuidade !

    ResponderExcluir
  4. Palavras não são suficientes pra expressar o quão grato eu estou por todo o apoio e dedicação que a Federação (Mestres Fernando, Genildo Gomes e Ubirajara em especial) e a família Melo tem me dado! Muito obrigado mestres!!! Nada disso seria possível sem vocês!!!! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, Mestre Tomaz! Suas palavras de gratidão emocionam a todos nós que o conhecemos. Juntos somos mais fortes!

    ResponderExcluir