domingo, 11 de fevereiro de 2018

Fier e Krikor decidirão o Brasileiro!

FIER X KRIKOR: A FINAL!
(Imagem editada sobre fotos de Cláudia Aquino)

Conhecemos hoje os dois jogadores que irão fazer a decisão do 84º Campeonato Brasileiro de Xadrez! Após vencerem a segunda partida de seus matches da semifinal contra Supi e Mequinho, respectivamente, os GM's Alexandr Fier e Krikor Mekhitarian garantiram vaga na grande final, que será disputada num match de 4 partidas, nos próximos 4 dias! 

Fier luta pelo seu segundo título nacional (venceu em 2005), enquanto Krikor vai buscar o tricampeonato, já que foi o campeão em 2012 e 2015. 

Com a classificação de hoje, ambos foram premiados com mais 3.000 reais! O prêmio de campeão será de 8.000 reais, enquanto o vice-campeão receberá 4.000 reais.

Nos jogos de hoje, vimos com tristeza, mas natural resignação, a eliminação de Mequinho, para quem torcíamos abertamente, ante o simbolismo que representava a participação do maior jogador da nossa história, aos 66 anos de idade, na Final do Brasileiro atual, com chances reais de lutar pelo título, o que seria espetacular, repercutindo, certamente, mundo afora! 

Foi muito gratificante ver em plena atividade o ídolo de nossa modalidade... Consideramos que esse feito assemelhou-se a algo como ver Pelé jogando ainda futebol em alto nível ainda hoje! Infelizmente (ou felizmente!) só poucos esportes como o xadrez pode proporcionar algo dessa natureza. 

Que Mequinho ainda tenha disposição para seguir jogando, para a alegria de sua legião de seguidores.

Quanto à partida decisiva contra Krikor, o que vimos foi uma partida na qual o jovem GM não deu chances ao veterano GM. Depois da troca das peças menores, a posição resultou numa vantagem estratégica de Krikor, com domínio das colunas centrais por suas torres e potencial ataque na ala do rei. A necessidade de se defender resultou para Mequinho uma posição travada e passiva, que acabou por lhe propiciar uma agonizante e insuficiente resistência. Krikor manobrou com acerto e conseguiu gerar um peão passado decisivo, provocando a rendição do seu oponente.

Já na outra semifinal, a partida novamente foi mais dinâmica, na qual Supi, como na partida anterior, teve bons momentos, obtendo inclusive alguma vantagem no meio-jogo, segundo a análise da engine do site chess24.com, mas cometeu uma imprecisão com 32...Dxa2 que inverteu as perspectivas de vitória a favor de Fier. No final, a pressão do tempo provocou mais um erro de Supi, que deu a Fier ataque de mate inevitável. 

Estava, assim, definida a Final! E teremos mesmo uma grande decisão, possivelmente com os jogadores mais credenciados entre todos aqueles que jogaram essa competição! 

Com Mequinho fora, não temos preferência por Fier ou Krikor! Que vença o melhor! Seja um ou outro, o troféu de campeão brasileiro será merecido e estará em boas mãos!

6 comentários:

  1. Mequinho sendo campeão brasileiro com certeza teríamos notícias no mundo...todavia,creio que a idade pesou um pouco em suas partidas. Parabéns ao gênio brasileiro que apesar de fora do título nacional, gerou uma expectativa a cada lance seu desenvolvido. Mequinho nunca será ultrapassado por nenhum jogador brasileiro pelo seu currículo! Parabéns aos finalistas e que vença o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Mequinho: clap,clap,clap,clap.O velhinho deu trabalho. Viva a Mecking, o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  3. Fier já tem um titulo brasileiro, foi em 2005.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Corrigimos a informação na matéria. Obrigado pelo aviso.

      Excluir
  4. O "País do carnaval", ou o "País do futebol" só fala de intelectuais, quando eles morrem.
    Parabéns Mequinho!! O maior enxadrista Brasileiro!! Lutou bravamente! Continue à inspirar os jovens enxadristas!!

    ResponderExcluir