sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Brasileiro: matches das semifinais só com GM's!

Fier é um dos 4 GM's que avançaram hoje na Final do Brasileiro
(Foto: Cláudia Aquino)
Foram definidos hoje os confrontos dos matches semifinais do Brasileiro de Xadrez de 2017, com os principais favoritos avançando na competição. Fier, Krikor e Supi venceram também a segunda partida contra Luismar, Matsuura e Proudian, respectivamente, definindo seus duelos por 2x0 e lhes garantindo o prêmio adicional de 2 mil reais, para cada um. 

Vale registrar e celebrar, contudo, a performance de Luismar nessa Final, que lhe rendeu a melhor posição dos nordestinos na competição. Foi mesmo mais um grande feito da lenda viva do xadrez paraibano!

Desses embates, apenas Matsuura ofereceu maior resistência, conseguindo alguma iniciativa, que, porém, não foi suficiente para seu triunfo, ante uma defesa segura de Krikor. Num descuido de Matsuura, seu oponente definiu o match, com um ataque de mate inevitável em 5 lances. Dessa forma, o atual campeão brasileiro sucumbiu na defesa de seu título. 

E quanto a Mequinho? Mais uma vez, sua participação foi a que mais trouxe emoção no torneio! Depois do empate na segunda partida do match contra Toth, ambos partiram para o tie-break de partidas rápidas e, na primeira delas, novo empate aconteceu! Assim, o último duelo dessa fase foi para a segunda partida rápida e dessa vez, Mequinho, de pretas, foi mais feliz na abertura e conseguiu um ataque decisivo, com um sacrifício temático de torre por cavalo de f3, para permitir a abertura da diagonal a8-h1 para seu bispo. Toth ainda conseguiu resistir, levando a partida para o apuro recíproco de tempo, mas Mequinho já tinha conquistado posição muito favorável com 2 peões de vantagem, num final de dama e torre, o que lhe assegurou a classificação para a semifinal. 

Agora restaram só GM's na prova (ainda que Supi jogue, por ora, como MI)! Mequinho enfrentará Krikor, enquanto Fier vai encarar Supi. Teremos uma belíssima semifinal, que certamente ratifica o sucesso desse sistema de disputa. 

Ainda que todos os quatro tenham condições de sairem vitoriosos, cremos que Krikor desponta com algum favoritismo contra Mequinho. O duelo entre Fier e Supi, por seu turno, nos parece mais equilibrado, mas, a despeito disso,  vamos apostar na vitória de Fier. 

As partidas podem ser acompanhadas ao vivo pelo site chess24 e pelo facebook da CBX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário