domingo, 25 de fevereiro de 2018

Circuito de Blitz na AXCV - Resultado da 9ª Etapa

Fernando Melo (Presidente da FPBX), com
Rondinelle (e) e Renan (d), premiados hoje na AXCV
A 9ª Etapa do Circuito de Xadrez Blitz Bobby Fischer foi, certamente, a de melhor índice técnico entre todos os torneios já realizados ao longo desta série. Fizemos uma boa provocação, chamando alguns dos melhores ranqueados do xadrez paraibano para comparecem hoje à AXCV, a fim de enfrentarem e desafiarem o visitante pernambucano Marcelo Valeriano, que avisara de sua intenção de participar do evento. A motivação para os adversários era decorrente da grande performance de Valeriano em torneios recentes no Nordeste, vencendo ou empatando contra nomes de peso da região, como os MF's Dawton Lemos e Sílvio Cunha e o MI Iack Macedo. 

O desafio foi aceito e os paraibanos melhores ranqueados, em linhas gerais, levaram a melhor sobre o pernambucano, que entendeu o espírito esportivo da provocação e esbanjou simpatia no seu primeiro torneio na AXCV. Valeriano foi vencido por Rondinelle, Doriedson e Sá, acabando em 7º lugar, com 4 pontos.

Uma outra provocação que tem alimentado este Circuito é o duelo particular entre Doriedson e Fernando Sá, que se alfinetam mutuamente para ver quem se sai melhor no confronto entre ambos. E com o resultado de hoje, Sá "liquidou a fatura", ao vencer a partida e cravar 4x2 contra Doriedson, não podendo ser mais alcançado, eis que só falta um torneio para terminar o Circuito. Também aqui, a ideia foi descontraída, buscando sobretudo promover as etapas do evento, sem nenhuma intenção arrogante de qualquer dos jogadores, até porque, bem se sabe que Doriedson Lemos, atual campeão estadual, é um dos expoentes do  xadrez paraibano e despontará sempre como um dos grandes favoritos nos torneios da região.

Mas os jogadores que roubaram a cena de verdade hoje foram Rondinelle Pessoa e Luís Antonio Tomaz. Em 7 rodadas ambos venceram 6 e no duelo direto entre eles a partida terminou empatada. Com isso os dois somaram 6,5 pontos e abriram folgados 2,5 pontos sobre o 3º lugar, Fernando Sá, o primeiro de um pelotão de 5 jogadores com 4 pontos. A decisão do campeão aconteceu apenas nos critérios de desempate, com Rondinelle triunfando e ficando com o título.

O melhor por faixa de rating U1900 foi Renan Lage, com 4 pontos. Ambos, Rondinelle e Renan, foram os premiados no evento.

Confira aqui a classificação final desta 9ª etapa do Circuito, que terá a sua 10ª e última etapa no dia 10/03, na semana que antecede o Aberto do Brasil - IX Memorial Bobby Fischer.

A propósito, considerando que só resta um torneio para terminar o Circuito, já temos o campeão geral e o campeão U1900 (ver tabela abaixo), dado que eles não poderão ser mais alcançados por outros enxadristas, eis que estarão em jogo apenas mais 7 pontos, correspondentes a 7 rodadas do último torneio.

São eles, respectivamente, Fernando Sá (50,5 pontos em 9 torneios) e Jailson Maranhão (28,5 pontos em 7 torneios). O prêmio para ambos é a inscrição gratuita no IX Memorial Bobby Fischer. 

Contudo, como Sá é hors concours, por ser o diretor desse evento, o agraciado com o apontado prêmio é Doriedson Lemos (31 pontos em 6 torneios), o melhor classificado seguinte, que também não poderá mais ser alcançado por nenhum outro oponente no torneio final do Circuito.


Um comentário: