quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Somos todos Mequinho!

E somos, não porque ele sofreu alguma ofensa, ou coisa que o valha... Afinal esse tipo de frase do título desta matéria, na conjuntura atual, parece demonstrar a solidariedade disseminada, em favor de alguém, vítima de ataques físicos ou morais! Somos todos Mequinho porque, enquanto enxadristas brasileiros, como não ficarmos felizes com o desempenho no Floripa Chess, até aqui, daquele que celebramos como o maior súdito de Caíssa da história, em nosso país? O ex-número 3 do mundo vem mantendo um alto nível competitivo, em meio a grandes nomes do xadrez da atualidade, que estão em pleno vigor de suas práticas enxadrísticas. Mequinho, ao contrário, vez por outra é que participa de eventos desse nível, após, como sabemos, longo período de reclusão, para tratar de sua saúde, drasticamente abalada e, segundo ele, milagrosamente recuperada! Parece que voltamos no tempo e estamos vivendo novamente, nesses últimos dias, um imenso prazer de acompanhar e vibrar com Mequinho, como nos anos em que ele desfilava talento em meio à nata do xadrez mundial. Torcemos, e torcemos muito, para que ele siga invicto na competição, como ele se propôs a conseguir, e até mesmo para que vença o Floripa Chess! Por que não? Afinal, pelo que ele fez até aqui, não seria nada impossível! Empatar com as estrelas Julio Granda e Alexei Shirov, em sequência, não é para qualquer um... E Mequinho, claro, não é, não foi e nunca será qualquer um! Mequinho é o astro do xadrez brasileiro e, para muitos, inigualável. Chega a ser surpreendente que agora, aos 65 anos, recém completados, ainda siga tão competitivo. Para nós que vivemos o xadrez é algo encantador! Não chegamos a ver comentários especializados sobre a partida de ontem dele contra Shirov, mas a impressão é que ela deve ter agradado a gregos e troianos! Foi uma partida viva, disputada, com ambos os contendores lutando pelo ponto cheio! E o que se viu foi um Mequinho audacioso, que vislumbrou boas chances, sacrificando dama por torre e bispo e forçando Shirov a buscar o empate no final, ante a bonita correlação de forças de suas peças que deixou o rei negro do lituano em rede de mate! A partida é obrigatória para você leitor. Não deixe de vê-la! Estamos felizes com o nosso eterno número um! Somos todos Mequinho!

http://www.viewchess.com/cbreader/2017/1/24/Game19539656.html


7 comentários:

  1. Mequinho: o campeão moral do III Floripa Chess Open 2017!

    ResponderExcluir
  2. Não foi por acaso considerado o terceiro Melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. Mequinho: Fera entre os Feras! E ainda hoje , do alto dos seus 65 anos, ainda mostra as suas garras.

    ResponderExcluir
  3. Vamos aguardar o regresso de Chiquinho e lá no Clube de Xadrez Miramar tirarmos uma tarde para, sob o comando dele, a análise e comentário dessa partida. Realmente, o Fernando Sá tem razão quando diz que a partida é obrigatória para o leitor!

    ResponderExcluir
  4. Não é qualquer um que, aos 65 anos, encara o Shirov como ele encarou. Parabéns ao nosso eterno número 1.
    José Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Partida magnífica, que ilustra bem a força do maior enxadrista brasileiro de todos os tempos! Somente os xeques de Dama puderam salvar Shirov da derrota, quem diria!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao administrador do site pela referência à partida do Mequinho 1/2 x 1/2 Shirov.

    ResponderExcluir
  7. PARABENIZO LUISMAR BRITO PELA BOM DESEMPENHO NO TORNEIO ACIMA, FICOU COM 7 PONTOS EM 10, IGUALANDO AOS GMS: MEQUINHO.NEURIS DELGADO,CUBAS,EVERALDO MATSURA,RODRIGUES VILLA, FIER, E MAIS OITO MI'S.

    ResponderExcluir