sábado, 21 de janeiro de 2017

Emoção em Floripa!

Por Fernando Melo

  Pelo menos três partidas da primeira rodada do Floripa Chess Open devem ser vistas urgentemente pelos leitores deste blog. A de Rafael contra Mequinho, a de Firmo (negras) jogando com o GM Matsuura e a do GM Fier contra Igor Ribeiro Campos.

 A ousadia do pernambucano Rafael Cabral (2156) em sacrificar duas peças na partida contra o GM Henrique Mecking (2606) e que teve apenas 21 lances, merece registro! O primeiro sacrifício foi no lance 12.Cxe6, e o segundo sacrifício ocorreu logo depois, no lance 14.Bxb5. Apesar do "susto", Mequinho reagiu e o ataque de Rafael não prosperou. A partida foi uma Siciliana. Já o potiguar Vitor Firmo (2141)  jogou bonito e  empatou com o GM Everaldo Matsuura (2477), em 59 lances! Mas a maior surpresa da rodada foi a "capivarada" do forte GM Alexander Fier (2586). Ele simplesmente deu uma torre limpa-limpa ao mineiro Igor Ribeiro (2152). No lance 26,Te2??, Fier simplesmente deixou a outra torre em c1 sobre o olhar guloso da dama negra! Sem a torre, ele ainda jogou alguns lances e abandonou no movimento 33

   Os paraibanos MF Luismar Brito, MF Francisco Cavalcanti, Douglas Torres e Petrov Baltar, tiveram uma participação modesta, dois empates ( dos dois MFs) duas derrotas (Douglas e Petrov). Vale lembrar que Douglas jogou de brancas contra o GM El Debs, que vem jogar o Bobby Fischer!

      A segunda rodada começa logo mais as 16 horas.  Vamos aguardar. Lemrbando que hoje à noite vamos ter a terceira rodada! Esperamos mais emoção!  

Um comentário:

  1. Posso estar enganado, porém dizem os especialistas que a saída da Dama de Cabral foi um pouco precipitada. Ele estava jogando contra Mecking. Avisaram a ele não foi? Abs

    ResponderExcluir