terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Clube do Livro de Xadrez

Por Fernando Melo

Sonhar é preciso! Esse é um verso preferido dos poetas. Muitas vezes um sonho pode se tornar realidade. E é isso que desejo transmitir para os leitores deste blog. Faz dias que venho matutando com o projeto de fundar o Clube do Livro de Xadrez. Será que vai dá certo? Já deu! Já conquistamos dois sócios: Luiz Gonzaga Madruga e Maria Luiza Araruna. Minha meta é ter uma base mínima de 150 sócios em todo o Brasil. Tá longe, não? Vai conseguir? Não sei, mas vou tentar! A essa altura, meu amigo Ivson Miranda deve está dando risada com os meus moinhos de vento. Ele acredita em mim, sabe que sou movido pela paixão. Se ele vai ser sócio, eu não sei. Nesse Clube entra quem quiser.

Então, e como será isso? É simples. Comecei falando em sonho e para alguns leitores, eu devo estar sonhando. Tudo bem, todos têm o direito de pensar o que quiser, mas se puder acreditar, aí a coisa pega! Depois de O Escudeiro de Caíssa, numa pesquisa ampla e rica em detalhes, comecei a pensar na possibilidade de escrever mais. Afinal, tinha reunido subsídios e muita coisa ficou de fora, podendo aproveitar em outros livros. Exatamente isso! Outros livros! E foi assim que comecei a escrever Caçada ao Tigre de Aço. Trata-se da campanha de Bobby Fischer frente ao seu mais forte adversário: Tigran Petrosian! Isso mesmo! Pelo que me foi possível descobrir, hoje estou convicto de que Petrosian era mais difícil para Fischer do que Boris Spassky. Com essas informações, eu senti que podia sair um novo livro. Se tudo correr como espero, deve estar entrando no prelo em meados de abril, com lançamento para maio. Já conversei com o editor e ele me confiou que, com tudo pronto, ou seja, os originais devidamente revisados, o livro passa 20 dias no prelo.

O projeto vai mais longe, com forte possibilidade de um terceiro livro (o título por enquanto é segredo). Mas tudo isso, tudo mesmo, depende muito do interesse do leitor. Daí a ideia do Clube do Livro de Xadrez. O sócio não paga nada, ou seja, não existe mensalidade. Ele apenas se compromete em comprar o livro quando estiver pronto. E garanto, desde já, que o livro será bem barato. Uma coisa é certa: vou fazer algo que ninguém faz, em tese ninguém faz, vou  prestar contas de tudo: tiragem, custo e lucro. Saiba que o lucro será assegurado para novos livros, ficando numa espécie de caixa de reserva.

Penso que com essas informações acima, o leitor já tem uma ideia do que vem ser esse Clube do Livro de Xadrez. Vai dá certo? Vai, basta você querer participar. Como assinalei acima, três livros por ano. Tenho disposição para tanto e garanto que não faltará assunto. Se o Homem lá de cima deixar, eu pretendo manter acesa essa chama até que a minha própria apague. Espero uns bons anos ainda! Mas, insisto, vai depender de você leitor. Nunca é demais sonhar, não é mesmo?! E quando o sonho se tornar realidade Caíssa ficará feliz, muito feliz, bastante feliz! 

7 comentários:

  1. Estou dentro Mestre Fernando Melo, pode sempre contar comigo, pois além de amigo sou seu Fã e Admirador. Show de Chess!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras do maior ícone do Xadrez da Paraíba. Parabéns! GM Fernando Mello

    ResponderExcluir
  3. eu também serei sócio, claro!... O Sucaçaí terá uma prateleira exclusiva esperando pelos seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Mestre Evandro! A caminhada é longa, mas unidos vamos chegar lá!

    ResponderExcluir