segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Enxadrista do Ano - Votação termina neste dia 10!


Já são mais de 430 visualizações e 20 comentários na postagem publicada aqui no blog, em 28/12/2016 (link), que lançou a disputa para o Enxadrista do Ano de 2016, na Paraíba. Concorrem Doriedson Lemos, MF Francisco Cavalcanti e MF Luismar Brito. A votação, que segue apertada, encerra-se neste dia 10/01/2017. A seleção levou em  conta um conjunto de fatores, tais como conquistas relevantes, nível de atividade e contribuições para o xadrez, cabendo livremente ao leitor votante ponderar esses critérios de acordo com sua percepção de importância. 

Pedimos aos leitores que ainda não participaram da enquete que colaborem conosco nessa escolha do Enxadrista do Ano de 2016 na Paraíba, cujo vencedor receberá um Certificado da FPBX, por ocasião do VIII Memorial Bobby Fischer, em março de 2017.  Quanto mais votos, maior será a efetividade da escolha.

Os votos poderão ser dados, por meio de mensagem nesta postagem, pelo e-mail samelojp@gmail.com, ou pelo WhatsApp 83-999712600, até o dia 10/01/2017.

O vencedor será divulgado no dia 15 de janeiro de 2017, por ocasião da premiação da Final do Campeonato Paraibano de 2016.

Vamos rever a breve apresentação dos indicados, considerando seus desempenhos em 2016:

Doriedson Lemos segue uma trajetória regular de crescimento no xadrez paraibano, constituindo-se num dos principais nomes para alcançar titulações no futuro breve. Em 2016, suas conquistas mais significativas foram: 3º lugar no Regional Norte de Xadrez - Belém (PA), em março (link); Vice-campeão do Zonal CBX - RN 2016 - Natal (RN), em abril (link); Campeão do Torneio de Blitz da Sucaçaí - Campina Grande (PB), em julho, evento que reuniu alguns dos melhores nomes do xadrez paraibano (link); Campeão do V Master Paraíba de Xadrez Rápido - João Pessoa (PB), outra competição com jogadores do topo do ranking do xadrez local (link). Vale destacar ainda a sua participação no Circuito AXCV de Xadrez Rápido, ocorrido em janeiro, em João Pessoa, quando obteve o 2º lugar nas quatro etapas do evento!

MF Francisco Cavalcanti  é sinônimo de xadrez paraibano! "Chiquinho" como é conhecido nacionalmente, tem se dedicado muito mais a promover o nobre jogo em João Pessoa e, em 2016, o seu Clube de Xadrez Miramar se consolidou como o principal e mais aconchegante espaço para a prática do xadrez em nosso meio, razão porque seu nome é lembrado como finalista nesta disputa de destaque do ano. Mas, além dessas ações de incentivo ao xadrez, Chiquinho também segue como um dos jogadores mais fortes e talentosos da Paraíba, fazendo jus, claro, a sua titulação. A prova disso é que nas poucas competições nas quais esteve presente neste ano conseguiu ótimas classificações. Foi 4º lugar e o melhor paraibano no Festival de Xadrez Rápido Maurício Horta 2016 - Recife (PE), em janeiro, numa prova com 113 participantes (link). Também foi o melhor paraibano no Aberto do Brasil - VII Memorial Bobby Fischer - João Pessoa (PB), em março, alcançando a mesma 4ª colocação, num evento que contou com 136 participantes (link). E no V Master Paraíba de Xadrez sagrou-se Vice-Campeão (link).

MF Luismar Brito é um dos nomes mais conhecidos do xadrez nacional e ocupa a melhor classificação de um paraibano no ranking de brasileiros na FIDE. Certamente está entre os jogadores mais atuantes do país, tendo participado de inúmeras competições ao longo do ano. Só nos torneios que constam no chess-results (sabe-se que nem todos os eventos são registrados nessa página) contabilizamos 17 torneios jogados por Luismar em 2016!  Seus principais feitos foram: Campeão do Nordestão 2016 - Recife (PE), em outubro (link); e Vice-campeão Brasileiro Sênior - Curitiba (PR), em dezembro (link). Outros resultados relevantes de Luismar foram: o empate com o GM Rafael Leitão na Final do Campeonato Brasileiro - Rio de Janeiro (RJ), em janeiro (link); e sua participação no Mundial de Blitz Sênior - República Tcheca - em novembro, quando chegou a liderar a prova na 7ª rodada, num evento de 11 rodadas, com participação de 6 GM's e 14 MI's de diversas nações (link)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário