domingo, 22 de janeiro de 2017

Chiquinho pega Fier!

Por Fernando Melo

Às 20 horas deste domingo começa a 4ª rodada do Floripa Chess Open. Tem bons jogos à vista. Vamos ficar de olho nos embates de Fier x Chiquinho; Mequinho x Mandeta; e El Debs x Herman. Apenas seis jogadores estão com 3 pontos em 3 possíveis e, desses, apenas 3 Grandes Mestres (Shirov, Milos e Cubas). O nosso MF Francisco Cavalcanti, com 2,5 pontos, é o paraibano melhor classificado.

Na 3ª rodada, MI Perdomo (de negras) empatou com o GM Julio Granda, o MF Shumystsky empatou com o GM Axel e o MI Molina empatou com Mequinho. Ainda na 3ª rodada, uma informação que interessa aos paraibanos: os nossos quatro representantes venceram suas respectivas partidas.

Estou acompanhando com interesse a participação de Mequinho, que amanhã, 23 de janeiro, completa 65 anos de idade. Estive procurando saber quem é o seu adversário, para mim, até agora, um desconhecido Trata-se do MF João Danilo Mandeta (2337), da cidade de Santos-SP, e tem 23 anos. A juventude, num torneio cansativo, pode dar alguma vantagem ao Mandeta, mas Mequinho tem a seu favor a intimidade com o tabuleiro, o saber se comportar diante de um torneio demorado, e, o que parece não lhe faltar, apesar dos anos, o seu talento. Acredito que Mequinho vença, mas Mandeta não vai arriscar como o nosso vizinho pernambucano Rafael Cabral.
Quanto a Chiquinho. uma boa oportunidade de enfrentar um jogador tão forte. Fier deve vir afiado, certamente recuperado  do que aconteceu na primeira rodada. Não vou dizer que Fier vai perder, é o favorito, mas se jogar querendo "faturar" logo, vai encontrar resistência!

O embate El Debs x Herman (GM x MI) vai ser interessante. Estou de olho em El Debs, já que ele vem aí! Quanto ao Herman, é jogador muito experiente e vai dar um trabalhão, apesar também da diferença de idade, que pesa em favor do GM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário