sábado, 20 de setembro de 2014

"Celulares desligados, Pretas acionam"


Nesta semana, a FIDE anunciou em seu site que, durante o último Congresso da entidade, em Tromso, por ocasião das Olímpíadas de Xadrez, a sua Comissão de Regras alterou o artigo 11.3.b da lei do jogo, para permitir que, agora, os jogadores possam portar telefones celulares em bolsas, desde que completamente desligados e com aviso prévio dessa condição ao árbitro da competição.

Como a mudança, considerada relevante, só será oficializada na próxima Assembleia Geral da FIDE, que deverá demorar a acontecer, a entidade sugeriu que os árbitros possam logo aplicar a nova regra, porém a instrução é para sua adoção nos eventos que serão disputados a partir de 1º de outubro.

A mudança foi motivada pela dificuldade dos jogadores deixarem seus celulares fora do ambiente de jogo, bem como pela falta de uma área própria, a ser providenciada pelos árbitros, para coletar esses aparelhos.


A regra deverá estar prevista no Regulamento do torneio, mas o árbitro pode alertar os jogadores antes de iniciar as rodadas. 

Haveremos então de voltar a ouvir do nosso competente árbitro potiguar, AF Igor Macedo, o seu aviso tradicional: “- Celulares desligados, Pretas acionam!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário