segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Top 100 FIDE - Alexandre comenta!

Recebemos e-mail do Promotor de Justiça, e motivado enxadrista, Alexandre César Teixeira (foto), contendo uma análise crítica de sua autoria sobre a carência de jogadores sul-americanos no rol dos melhores jogadores do mundo. Pela relevância do tema, contamos com a permissão de Alexandre para compartilhar com nossos leitores a sua oportuna reflexão, agradecendo-o pelo envio da matéria. Eis o texto:

"Fernando, amigo, quando saiu a lista da FIDE dos 100 (cem) enxadristas mais fortes do mundo (outubro de 2013), tive a curiosidade de saber quantos sul-americanos nela constavam. Para minha surpresa, infelizmente só 2 (dois) apareciam no célebre elenco: o peruano Julio Granda Zúñiga (82) e o venezuelano Eduardo Iturrizaga (92). E mais: os dois não estavam entre os 50 (cinquenta) melhores jogadores de xadrez da atualidade, considerado o rating FIDE. Júlio Granda Zúñiga tem uma particularidade: dizem que foi o campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas (campeão nacional aos 6 anos de idade).  

Interessante observar, ainda, que a lista conta com mais de 15 russos e mais de 5 chineses. E Israel, por exemplo, que não tem tradição no xadrez, tem 4 jogadores figurando na lista da FIDE, embora nenhum seja natural daquele país.

Onde estão os brasileiros e os argentinos? Deus é brasileiro, e o Papa é argentino! Mas, mesmo assim, nada de sair um campeão mundial de xadrez desses países. Não temos, hoje em dia, um único nome entre os cem melhores jogadores de xadrez! A Argentina ainda conta, pelo menos, com uma jogadora, no rating feminino da FIDE, entre as cem mais fortes do momento: Carolina Lujan (83). E o Brasil nada! Não se pode esquecer, e é bom registrar, que Mequinho foi o 3º melhor do mundo em 1977, e Rafael Leitão foi campeão mundial sub-8, sub-12 e sub-18. É lamentável, porque esses dois países já tiveram jogadores entre os melhores do mundo, brigando fortemente com asiáticos, americanos e europeus. Na lista dos países, todavia, o Brasil está na 28ª colocação, e a Argentina, na 30ª colocação, com liderança da Rússia.

A verdade é que não dispomos de uma política estatal para o engrandecimento do xadrez no Brasil, e os nossos excelentes jogadores sequer têm forte apoio financeiro para uma preparação adequada visando aos melhores torneios do planeta, os quais normalmente são na Europa.

Um abraço.

Alexandre César"


2 comentários:

  1. Interessante a analise do amigo Alexandre César. Enquanto não houver um apoio estatal e um incentivo as empresas patrocinadoras, dificilmente estaremos entre os tops 100 FIDE. Os nossos mestres ainda necessitam correr atrás do pão no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Há algo a se pontuar na análise. É muito mais fácil pra um jogador do centrão do mundo - ou ao menos que mora por lá - figurar numa lista desse tipo. Quando Zuniga ou Leitão jogam torneios na América do Sul, periferia do xadrez de elite, empates e derrotas rebaixam seu rating de maneira significativa.

    Imaginem eles jogando, desde a tenra idade, nos torneios top do planeta, com jogadores de igual envergadura (e, principalmente, de rating gorducho). Não tenho dúvidas que eles figurariam lá no topo, com muitos outros sulamericanos.

    ResponderExcluir