quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rafael Leitão - Momento Áureo do Xadrez Brasileiro

GM Rafael Leitão em palestra online no último
final de semana (foto: blog de Rafael)

Temos boas razões para acreditar que estamos vivendo um momento áureo, com potencial para ser um divisor de águas do xadrez brasileiro. Imagine que o melhor representante de uma modalidade esportiva de seu país esteja disponível para, regularmente, lhe oferecer ensinamentos e segredos sobre o seu ofício? É isso que estamos vendo no xadrez nacional, ao ver o nosso número 1, GM Rafael Leitão, com motivação e abnegação, promovendo palestras online gratuitas para qualquer enxadrista interessado. 

A iniciativa é digna de aplausos, mas até impressiona, por partir do líder do ranking brasileiro, quando, em tese, e exatamente por essa condição, seria de se esperar que o seu foco, ao menos por agora, talvez fosse mais para seu estudo pessoal do que para o compartilhamento dos seus conhecimentos! 

Como disse Rafael em seu blog, a ideia é desenvolver uma atividade que ajude a popularizar o xadrez no Brasil, sendo as palestras online, vistas por ele como o caminho a seguir.

A primeira palestra ocorreu no último final de semana, quando o nosso ilustre expositor abordou o tema da preparação dos GM's para uma partida, bem como a forma que utilizam para a análise durante os jogos. Para tanto foram estudadas as partidas do seu match contra o russo Ernesto Inarkiev, durante a última Copa do Mundo na Noruega. Não participamos da palestra no dia de sua exibição, mas pudemos vê-la hoje no Youtube! Devemos dizer que ficamos muito bem impressionados com o rico conteúdo do material exibido. 

Acreditamos que essas palestras são uma oportunidade rara para todo jogador, desde os iniciantes até aqueles que se julgam de nível avançado, ciosos para evoluírem a sua técnica enxadrística. Afinal, são aulas com o melhor jogador do Brasil! 

A próxima palestra será no sábado que vem, a partir das 17:30 horas, quando Rafael abordará o tema "Como os Grandes Mestres Analisam", comentando partidas do seu match contra Morozevitch, pela referida Copa do Mundo. Os interessados devem fazer sua pré-inscrição no link abaixo, mas só têm garantida sua participação (por limitação da plataforma utilizada) se estiverem entre os 100 primeiros conectados no momento da palestra. 

Cremos fortemente que a ideia tem tudo para prosperar, contribuindo em muito para a desejada popularização e melhoria do nível do xadrez brasileiro. Parabéns e obrigado, GM Rafael Leitão!

Link para pré-inscrição:

Um comentário:

  1. Obrigado pelos elogios e pela divulgação, Fernando. Esta será a última palestra gratuita. Pelos motivos que você mesmo mencionou, será necessário cobrar uma pequena inscrição nas palestras subsequentes, mas algo totalmente acessível. Um abraço! Rafael Leitão.

    ResponderExcluir